Enem 2022: confira 7 coisas que você não pode fazer no dia das provas

O Enem 2022 pode ser a porta de entrada para muitos estudantes que desejam ingressar em instituições públicas e privadas.

O primeiro dia de provas do Enem 2022 ocorre neste domingo (13). Neste bloco, os candidatos devem responder questões das áreas de linguagens e ciências humanas, bem como produzir a redação. Logo na semana seguinte, no dia 20, ocorre então a prova de matemática e ciências da natureza.

continua depois da publicidade

O Enem é uma das principais formas dos estudantes terem a chance de ingressar em um curso de ensino superior em instituições públicas e privadas. Para evitar problemas, é essencial tomar várias medidas para que os dois dias de prova ocorram tranquilamente, evitando até mesmo a eliminação.

Além do preparo em relação ao conteúdo, os candidatos devem conferir algumas regras a respeito do que não deve ser feito no dia das provas.

Enem 2022: evite fazer estas coisas no dia das provas

Leia também

1. Sair de casa em cima da hora

Apesar do horário ser do conhecimento da maioria, ao sair de casa faltando pouco tempo para o fechamento dos portões, existe a possibilidade de imprevistos acontecerem, como congestionamentos ou problemas de locomoção no geral.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que os portões são fechados pontualmente às 13h, horário de Brasília. Entrar após este período não é permitido.

2. Levar objetos proibidos para o local de prova

Durante a prova, é proibido portar objetos eletrônicos no geral, exceto aqueles solicitados por pessoas com deficiência, como aparelhos auditivos. Igualmente, não são permitidos óculos escuros, materiais como lápis, lapiseira, borracha, livros, anotações, canetas com materiais permanentes.

Em relação ao celular, ele pode permanecer com o estudante, em embalagem lacrada fornecida pelos fiscais. No quesito das vestimentas, também são absolutamente proibidos os bonés, tiaras, relógios e gorros. Além disso, para evitar problemas de distração, não coloque acessórios como brincos grandes ou pulseiras.

continua depois da publicidade

3. Rasurar o cartão de respostas

Não marque nenhuma opção sem ter absoluta certeza de que aquela é a resposta que escolheu. Qualquer rasura ou marcação dupla no cartão de respostas resulta em anulação da questão.

4. Esquecer o documento de identidade

O Inep adota vários métodos de identificação, como a biometria. Contudo, só é possível ingressar nas salas de prova do Enem portando o documento de identificação oficial com foto.

5. Tentar sair com o caderno de provas antes do período estipulado

Estudantes que queiram levar o caderno de provas para casa só podem fazê-lo a partir dos 30 minutos finais de prova. Qualquer um que tentar o contrário pode ser eliminado do exame. Deste modo, apenas espere sentado até o horário oficial, ou saia sem o caderno.

continua depois da publicidade

6. Não se alimentar

As provas do Enem são longas, e podem exigir mais de alguns em relação ao esforço. Com o passar do tempo, resolver as questões sem ter se alimentado pode causar incômodos, bem como mal-estar. Saia de casa após comer uma refeição leve, pelo menos duas horas antes da prova.

É permitido levar alimentos para a sala, mas evite comidas com cheiro forte, que façam muito barulho ou qualquer coisa em excesso. Além de se distrair, é provável que atrapalhe os outros candidatos também.

7. Demorar nas questões difíceis

Resolva a prova começando pelas questões mais fáceis, tirando-as do caminho desde cedo. Perder tempo resolvendo questões difíceis pode ser desgastante e acabar com a possibilidade de acertar as mais simples por conta do horário. Use apenas o tempo final para buscar a solução para as mais complicadas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade