Gabarito Enem 2023 tem calendário antecipado; veja nova data

Durante coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o gabarito oficial do Enem 2023 será divulgado antes do previsto.

A segunda e última etapa do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi aplicada no último domingo, 12/11, e muitas pessoas já estão querendo saber quando sairá o gabarito oficial das provas. Previsto para 24/11, o calendário acabou sendo antecipado pelo MEC.

continua depois da publicidade

A decisão foi divulgada durante uma coletiva de imprensa com o ministro da pasta, Camilo Santana. Você confere mais detalhes no decorrer da matéria. Por outro lado, vale ressaltar que o anúncio do resultado final continua com o mesmo prazo previsto: 16 de janeiro de 2024.

Será possível consultar as notas, bem como o gabarito oficial do Enem 2023, pelo Portal do Participante do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os candidatos devem fornecer login com senha para acessar a plataforma.

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir outros conteúdos relacionados com a educação. Temos pautas sobre dicas de estudo, técnicas eficazes de aprendizagem, regras gramaticais desvendadas e muito mais. E não para por aí.

continua depois da publicidade
Leia também

Como a nossa missão é de te fornecer informação e conteúdo de qualidade, também disponibilizamos simulados gratuitos para concurseiros testarem os seus conhecimentos. São milhares de questões que já caíram em provas de certames. Comece a se preparar agora mesmo.

Quem pode pedir reaplicação do Enem 2023?

Mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram no Enem deste ano. No segundo dia das provas, cerca de 32% do quantitativo não compareceu ao local de aplicação. Mas o Inep concederá uma segunda chance em casos específicos. São eles:

continua depois da publicidade
  • Participantes com doenças infectocontagiosas: COVID-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela. O Inep exige documento comprobatório para validar a solicitação;
  • Problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia no local do Enem 2023 se tiver comprometido a visibilidade da prova, erro no dispositivo eletrônico entregue ao participante e falha no procedimento de aplicação da prova se tiver causado prejuízo ao estudante;
  • Distância do local de prova: por fim, os pedidos também podem ser feitos se os participantes não tiverem comparecido porque foram designados em local com mais de 30km de distância da residência informada.

O pedido de reaplicação do Enem 2023 pode ser feito entre os dias 13 e 17 de novembro de 2023, também pelo Portal do Participante do Inep.

Nova data para a divulgação do gabarito oficial

Durante coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o gabarito oficial do Enem 2023 será divulgado antes do previsto. Os participantes poderão consultar as questões, pelo portal do Inep, a partir das 19h do dia 14/11 (nesta terça-feira).

As demais datas do Enem 2023 não foram alteradas, como o anúncio do resultado oficial e o pedido para reaplicação das provas deste ano.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade