Resultado Enem 2023 sai em breve: saiba como consultar sua nota

O resultado oficial do Enem 2023 será liberado provavelmente nesta terça, 16/1. Em nossa matéria, você descobre como funciona a consulta da sua nota.

Os resultados oficiais da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) devem ser liberados nesta terça-feira, 16/1, conforme regulamento disponibilizado pelo Ministério da Educação. Por isso, é importante saber como consultar a sua nota no sistema.

continua depois da publicidade

Ao todo, 3,9 milhões de estudantes fizeram seus cadastros para participarem do exame, mas somente 2,7 milhões compareceram no local de provas. A taxa de abstenção em 2023, portanto, foi de 32%. As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.

Os candidatos tiveram que produzir uma redação de texto dissertativo sobre o seguinte tema: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", sendo que a proposta foi bastante elogiada pelos especialistas.

Lembrando que o Enem é a principal porta de entrada no país para vagas no ensino superior. Dependendo das notas obtidas, os estudantes podem ser aprovados em universidades públicas, considerando o sistema do SiSU, ou obter bolsas em instituições privadas pelo Prouni.

continua depois da publicidade
Leia também

SiSU terá somente uma edição em 2024

Criado em 2010, o SiSU é um sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para vagas em universidades públicas na maioria dos estados brasileiros.

Esse processo, em linhas gerais, visa unificar e simplificar o acesso dos estudantes a diversas instituições de ensino superior, eliminando a necessidade de participar de múltiplos vestibulares. Geralmente, o funcionamento do sistema ocorre a partir de algumas etapas essenciais.

continua depois da publicidade

O estudante precisa participar do Enem, sendo que as notas obtidas nesse exame serão a chave para o ingresso no ensino superior por meio do SiSU. Após a divulgação das notas do Enem, as inscrições costumam ser abertas em períodos específicos, geralmente duas vezes por ano.

Em contrapartida, o Ministério da Cidadania decidiu mudar as regras para este ano de 2024. O SiSU, pela primeira vez desde que foi implementado, terá edição única a partir de um mesmo calendário de atividades para todos os participantes do Enem.

Mesmo aqueles que pretendem ingressar em curso a partir do segundo semestre, portanto, precisam se inscrever no SiSU dentro do mesmo prazo previsto para os que devem começar no primeiro semestre.  Serão, ao todo, 264,3 mil vagas distribuídas em 127 instituções de ensino.

continua depois da publicidade

O prazo para se inscrever começa no dia 22 de janeiro de 2024, se estendendo até 25/1. Para isso, os estudantes precisam ter feito o Enem 2023 com nota acima de zero na redação do texto dissertativo.

Como consultar sua nota oficial do Enem?

O resultado oficial do Enem 2023 será liberado provavelmente nesta terça, 16/1. Sendo assim, a consulta poderá ser feita pela Página do Participante do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Confira o passo a passo:

  • Acesse a Página do Participante usando os dados cadastrados no sistema GOV.BR;
  • Quando houver a liberação das notas, elas estarão disponíveis no boletim eletrônico do site;
  • Caso tenha esquecido os seus dados, é possível recuperar na opção "Esqueci minha senha" da página inicial.

Lembrando que as notas obtidas pelos treineiros somente será liberada em março deste ano.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade