Evite: 5 atitudes que, mesmo sem querer, desgastam o relacionamento

Entrar num relacionamento demanda atenção, cuidado e esforço para cuidar do outro e de si, evitando atitudes que sejam desgastantes.

Não existe um manual para ter o namoro/casamento perfeito, porque as pessoas são cheias de nuances próprias. Ao escolher um parceiro, você precisa saber que ele é diferente de você e que alguns atritos vão existir. No entanto, existem algumas atitudes que devem ser evitadas para não desgastar o relacionamento.

Leia também

E isso vale para os dois lados, já que toda relação é uma via de mão dupla, sendo que o respeito e a confiança devem estar no centro. Alguns maus hábitos precisam ser eliminados para que se possa investir de forma saudável na vida a dois e progredir junto com o outro. Confira a lista na matéria a seguir.

1. Falta de comunicação

Com o tempo e a rotina, as pessoas aprendem a ler umas as outras. De certa forma, isso é bom, porque nem tudo precisa ser dito. No entanto, não quer dizer que você precisa, o tempo todo, antecipar as reações do outro. Mesmo que você conheça o seu parceiro muito bem, não significa que você sabe exatamente o que ele está pensando.

A falta de comunicação e atenção pode acumular problemas, gerando dúvidas e desconfianças no meio do casal. Com isso, o relacionamento vai sendo desgastado e as pessoas acabam se afastando.

É muito importante que haja segurança entre os dois para poder dizer quando algo incomoda e tentar encontrar um denominador comum para a situação.

2. Ser passivo-agressivo

A comunicação é uma forma de fazer a manutenção do relacionamento e entender como o outro está se sentindo. Uma das atitudes que mais desgastam a relação é falar de forma passivo-agressiva. Isso acontece quando seu parceiro resolve conversar sobre algo e expor seus pensamentos e você age de forma irônica e sarcástica.

Ao agir dessa maneira, você acaba provocando a raiva na outra pessoa, fazendo com que um problema que poderia ser resolvido de forma simples se torne algo muito maior. Ações desse tipo, mesmo que de “brincadeira”, não são saudáveis e fazem o parceiro se sentir diminuído, envergonhado e humilhado.

3. Espionar a outra pessoa

Toda relação é baseada na confiança que é construída no dia a dia com atitudes e conversas que fazem o casal se sentir seguro. Espionar o celular do parceiro e ficar verificando constantemente as redes sociais dele são atitudes que desgastam qualquer relacionamento.

Isso porque cobrar satisfação da outra pessoa sobre onde ela está, com quem está e o que está fazendo o tempo todo faz com que ela se sinta sufocada. Enquanto você se torna tenso, ansioso e nervoso. A partir disso, mentiras e medos desnecessários podem surgir, minando a vida a dois.

4. Deixar o romantismo de lado

Não é porque você já está com a pessoa num namoro, noivado ou casamento que não precisa haver esforço. Os dois lados tem que se dedicar para fazer o outro feliz e não apenas buscar o próprio conforto e felicidade. Uma das principais atitudes que desgastam o relacionamento é a falta de romantismo.

Lembrar de dadas importantes como o Dia dos Namorados, aniversário de namoro, comprar presentes, mandar mensagens fofas ao longo do dia e organizar momentos a dois é necessário para manter a relação equilibrada.

Pequenas ações como ver um filme juntos, dar um beijo de boa noite e dizer “eu te amo” já são formas de valorizar o seu parceiro.

5. Discutir na frente das pessoas

Brigas em público são extremamente constrangedoras tanto para o casal, como para quem está presenciando. Os problemas de um casal devem ser resolvidos entre os dois, na intimidade. Dois adultos em um relacionamento precisam saber como e quando conversar para evitar desgastes.

Discutir a relação ou criticar o parceiro na frente dos outros pode gerar atritos e tensões ainda piores entre vocês. É melhor esperar a cabeça esfriar e pensar acerca do que aconteceu para, só depois, falar sobre como aquilo fez você se sentir.

Dessa forma, é possível chegar a uma conclusão juntos e ter melhores atitudes no futuro.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.