Quem pode solicitar reaplicação do Enem em 2023? Veja regras

O Ministério da Educação, MEC, informou que existem três casos específicos que permitem a reaplicação das provas do Enem em 2023.

A primeira etapa do Enem 2023 (Exame Nacional de Ensino Médio) foi realizada no dia 5/11, sendo que a última deverá ser aplicada no próximo domingo, 12/11. Conforme o edital de abertura, os gabaritos oficiais ficarão provavelmente disponíveis no dia 24/11.

continua depois da publicidade

Mas alguns inscritos deste ano não puderam comparecer ao local de provas devido a forças maiores e, segundo Ministério da Educação (MEC), haverá uma segunda chance para os ausentes, desde que atendam aos requisitos para solicitar a reaplicação do Enem 2023.

Em nossa matéria, você confere as principais regras, prazos de requerimento e como solicitar na internet. Aproveite a visita e não deixe de conferir mais conteúdos que publicamos em nosso site. Na área da educação, postamos textos com dicas de estudo, gramática e muito mais.

A nossa missão é te deixar constantemente atualizado, tanto no caso de inscritos do Enem quanto no contexto de concurseiros. Inclusive, também temos uma seção exclusiva de simulados gratuitos onde você pode testar seus conhecimentos em questões que caíram em concursos.

continua depois da publicidade
Leia também

Prazo e como solicitar a reaplicação do Enem 2023

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os ausentes podem solicitar a reaplicação do exame entre os dias 13 e 17 de novembro de 2023. Basta acessar a Página do Participante, que está disponível no site do Inep, e seguir os passos indicados para finalizar o pedido.

Lembrando que não será possível alterar os dados inseridos após o envio do requerimento. Caso a solicitação seja deferida, os candidatos devem realizar as provas do Enem 2023 nos dias 12 e 13 de dezembro do mesmo ano.

continua depois da publicidade

 Quem tem direito de realizar o pedido?

O Ministério da Educação informou que existem três casos específicos que permitem a reaplicação das provas do Enem em 2023. São eles:

  • Participantes com alguma das seguintes doenças infectocontagiosas: COVID-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela. Nesse caso, será necessário anexar documento comprobatório no momento do pedido;
  • Problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia no local de aplicação se tiver comprometido a visibilidade da prova, erro no dispositivo eletrônico entregue ao participante, falha no procedimento de aplicação da prova se tiver ocasionado prejuízo ao estudante. Inep avaliará as condições para aprovar ou não o pedido de reaplicação;
  • Distância do local de prova: os pedidos também podem ser feitos no caso de participantes que não compareceram no(s) dia(s) das provas porque foram designados em local com mais de 30km de distância da residência informada na inscrição do Enem 2023.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade