Enem 2023: resultado já tem prazo para ser divulgado pelo Inep

O cronograma oficial do Enem 2023 está disponível no edital de abertura. Confira o prazo para a liberação do resultado das provas.

A segunda e última etapa do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicada neste domingo, dia 12/11. Conforme o edital de abertura, os resultados oficiais das provas deverão ser divulgados no início do ano que vem - você confere a data oficial em nossa matéria.

continua depois da publicidade

Lembrando que o Enem é um exame elaborado e administrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil. As provas são aplicadas anualmente para os participantes.

Seu objetivo é de avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio ou que estão em vias de finalizá-lo. A nota obtida no exame é utilizada como critério de seleção em diversas universidades públicas e privadas.

Além disso, ela é usada como referência em programas governamentais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação:

continua depois da publicidade
Leia também
  • Primeiro dia de provas - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: inclui questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), além de interpretação de texto;
  • Primeiro dia de provas - Ciências Humanas e suas Tecnologias: compreende questões de história, geografia, filosofia e sociologia;
  • Segundo dia de provas - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: aborda questões de física, química e biologia;
  • Segundo dia de provas - Matemática e suas Tecnologias: envolvem questões de matemática e raciocínio lógico.

Neste ano, o tema da redação aplicada no dia 5/11, primeiro dia de provas, foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Enem 2023: cronograma oficial dos exames

De acordo com o edital do Enem 2023, o calendário de atividades foi definido da seguinte maneira:

continua depois da publicidade
  • Inscrições: 5/6 a 16/6/2023;
  • Pagamento da taxa de inscrição: 5/6 a 21/6/2023;
  • Aplicação das provas: 5 e 12/11/2023 (ambas as datas caem em domingos);
  • Divulgação do gabarito oficial do Enem: 24/11/2023.

Por sua vez, os resultados oficiais devem ser liberados no dia 16 de janeiro de 2024. A consulta poderá ser feita pelo Portal do Participante a partir de login e senha, que está disponível no site do Inep.

Como se preparar para o segundo dia de provas do Enem?

  • Faça algumas revisões pontuais dos conteúdos que foram estudados ao longo do ano: esta etapa é fundamental para consolidar o conhecimento. Reserve tempo para revisar o que você já estudou;
  • Mantenha-se atualizado: acompanhe notícias e avanços científicos relacionados à física, química e biologia, pois o Enem valoriza a atualização dos conhecimentos;
  • Gerencie o tempo na prova: durante o exame, gerencie seu tempo de forma eficaz. Não gaste muito tempo em uma única questão; vá adiante e volte mais tarde se necessário;
  • Mantenha-se calmo: o Enem pode ser estressante, mas manter a calma e a confiança é essencial para um bom desempenho. Faça exercícios de relaxamento, respire fundo e, se necessário, medite um pouco antes do início das provas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade