Correção do Enem 2023 detecta “chutes”; saiba como funciona

Para tirar sua dúvida sobre o método de correção do Enem, vamos te explicar como funciona a sistemática conhecida por TRI.

A edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorreu nos dias 5 e 12 de novembro, sendo que a redação foi aplicada na primeira etapa. Pelo portal do Inep, já é possível consultar o gabarito oficial das questões, sendo que o resultado ficará disponível em 2024.

continua depois da publicidade

Mas nós sabemos que os pesos da nota variam conforme a complexidade do enunciado, bem como da faculdade a ser escolhida pela plataforma do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Nem sempre a média estará exatamente relacionada com o número de acertos.

Para tirar sua dúvida sobre o método de correção do Enem, vamos te explicar como funciona a sistemática conhecida por TRI, também chamado de "Sistema de Avaliação Triangular". Compartilhe a matéria com mais pessoas que fizeram o Enem e não conhecem o método.

Como funciona o método de correção do Enem 2023?

Leia também

O TRI é um sistema estatístico complexo desenvolvido para aprimorar a precisão na avaliação das habilidades dos candidatos no Enem. Ele é bem diferente de métodos tradicionais de correção por, em linhas gerais, não se basear apenas na contagem de acertos.

continua depois da publicidade

O Sistema de Avaliação Triangular leva em consideração a dificuldade das questões respondidas corretamente. Esse método busca analisar não apenas o conhecimento absoluto do candidato, mas também sua capacidade de enfrentar desafios de diferentes níveis de complexidade.

Modelos matemáticos avançados são usados para calcular as habilidades do estudante. Cada questão do Enem é classificada de acordo com sua dificuldade, e cada resposta correta é atribuída a uma pontuação específica. Além disso, o TRI leva em conta a consistência das respostas:

continua depois da publicidade
  • Um candidato que acerta questões difíceis, mas erra enunciados fáceis, pode receber uma pontuação menor do que outro candidato que acerta questões de dificuldade intermediária de forma consistente.

E a complexidade do TRI não para por aí. O sistema também considera a coerência das respostas em relação ao perfil esperado de um candidato com determinado nível de habilidade.

Se um estudante com um histórico de desempenho modesto acerta uma série de questões desafiadoras, o TRI ajusta sua pontuação de acordo, reconhecendo a excepcionalidade desse desempenho.

Divulgação do resultado oficial das provas

Agora que você já sabe como funciona o sistema de correção do Enem, vamos ao que interessa? De acordo com o edital de abertura deste ano, o resultado com as notas individuais deve ser liberado possivelmente no dia 16 de janeiro de 2024.

continua depois da publicidade

Será necessário acessar o Portal do Participante, que está disponível no site do Inep.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade