Inep divulga resultado oficial do Enem 2023; saiba como ver a nota

Mesmo com instabilidades desde o início desta manhã de terça, 16/1, o MEC informou que as notas do Enem 2023 já estão disponíveis para consulta.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 16/1, o Ministério da Educação (MEC) confirmou que o resultado do Enem 2023 já está disponível para consulta dos participantes, exceto treineiros que somente poderão verificar a partir do mês de março deste ano.

continua depois da publicidade

Vamos explicar o passo a passo para que você não tenha dúvidas na hora de visualizar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. Lembrando que suas notas poderão ser usadas para concorrer às vagas em instituições do ensino superior de todo o país por meio do SiSU.

O sistema, que terá edição única em 2024, é a porta de entrada para aqueles que desejam ingressar em alguma universidade pública. Cada uma das instituições conta com critérios específicos, bem como pesos e concorrências. É importante ter uma boa estratégia na escolha.

Aproveite a visita em nosso site e não deixe de explorar outros conteúdos que já disponibilizamos por aqui. Temos de tudo um pouco para que sua preparação seja completa, como dicas de estudo, regras de gramática, curiosidades gerais, origem de palavras e muito mais.

continua depois da publicidade
Leia também

Fique sempre informado conosco. Além disso, os concurseiros de plantão conseguem revisar as matérias com a nossa página exclusiva de simulados gratuitos. São milhares de questões que já caíram em outros certames e que te ajudam a se preparar para o CNU, por exemplo.

Como usar a nota do Enem 2023 para concorrer no sistema do SiSU

Vale salientar que as inscrições no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) estarão abertas a partir de 22 de janeiro de 2024, se estendendo até o dia 25 do mesmo mês. Para isso, será necessário acessar o Portal Único do MEC dentro do prazo previsto e escolher as opções de cursos.

continua depois da publicidade

"A edição terá somente uma etapa de inscrição para todo o ano. Haverá vagas de cursos com o início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas 127 instituições de ensino superior participantes", explicou o governo em nota oficial.

O resultado do SiSU ficará disponível a partir do dia 30 de janeiro de 2024, sendo que a matrícula dos selecionados deverá ser feita entre 1º a 7 de fevereiro do mesmo ano. Para manifestar interesse na lista de espera, o prazo é diferente: entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024.

Saiba como ver a sua nota final no Enem 2023

Mesmo com instabilidades registradas desde o início desta manhã de terça, 16/1, o Ministério da Educação informou que as notas já estão disponíveis para consulta no portal do Inep, especificamente na Página do Participante. Veja o passo a passo para ver o seu resultado:

  • Acesse a Página do Participante usando os dados cadastrados no sistema do GOV.BR;
  • Por sua vez, suas notas estarão disponíveis no boletim eletrônico do site;
  • Caso tenha esquecido os seus dados cadastrados, é possível recuperar na opção "Esqueci minha senha", que fica na página inicial.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade