Afinal de contas, quando sai o gabarito oficial do Enem 2023?

O Inep divulgou o calendário completo de atividades pelo próprio edital do Enem 2023. Confira a data prevista para a liberação do gabarito oficial das provas.

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) foi aplicada no último domingo, 5/11. Os estudantes tiveram que se preparar para as provas de Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação de um texto dissertativo.

continua depois da publicidade

Conforme informações preliminares, o nível de abstenção no primeiro dia alcançou a marca de 28,1%, ou seja, percentual bem parecido com o do ano passado, 28,3%. Lembrando que cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram na edição deste ano do Enem.

A aplicação teve 5h30 de duração, sendo que o período foi contado a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. A segunda e última etapa do exame será realizada no próximo domingo, 12/11, contemplando outras áreas do conhecimento:

    Leia também
  • Dia 2 do Enem 2023: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração máxima de 5h.

Mas e quanto ao gabarito das provas deste ano, existe um prazo oficial para a liberação? O edital de abertura do Enem, de nº 30/2023, trouxe o calendário completo de atividades e você confere mais detalhes no decorrer da matéria.

continua depois da publicidade

Aproveite a visita e não deixe de acessar outros conteúdos que já publicamos em nosso site. Temos inúmeras dicas de estudo para você aperfeiçoar ainda mais o aprendizado, além de artigos voltados para cursos de graduação e vagas abertas de emprego.

Tema da redação surpreendeu os participantes do Enem 2023

Diferentemente de inúmeras previsões, o tema de redação surpreendeu algumas pessoas durante o primeiro dia de provas do Enem 2023. Isso porque o Inep optou por um assunto bastante atual, considerando pesquisas recentes que foram feitas no país.

continua depois da publicidade

Os participantes precisaram produzir um texto dissertativo e defender um ponto de vista específico em relação ao seguinte tema: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Para obter uma nota satisfatória e passar uma boa impressão para a banca julgadora, era necessário desenvolver uma proposta de intervenção ao conectar a coletânea disponível na prova com repertórios externos que foram apreendidos pelos estudantes.

Quando sai o gabarito oficial do Enem 2023?

O Inep divulgou o calendário completo de atividades pelo próprio edital do Enem 2023. De acordo com o documento, o gabarito oficial com todas as respostas corretas das provas deste ano deve sair possivelmente no dia 24 de novembro.

continua depois da publicidade

Já a divulgação do resultado deve ser feita no dia 16 de janeiro de 2024.

"O participante "treineiro" estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados, que, por serem para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão divulgados 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados do Exame", complementa o edital.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade