Fim do EaD? MEC pretende barrar determinados cursos 100% à distância

De acordo com informações preliminares divulgadas pelo ministro da Educação, a ideia seria de proibir EaD (ensino à distância) para determinados cursos.

Em pronunciamento feito na última terça-feira, 5/12, o ministro da Educação, Camilo Santana, manifestou interesse em coibir que determinados cursos de nível superior sejam feitos 100% à distância. Outras mudanças também estão previstas para 2024.

continua depois da publicidade

A medida ainda não está em vigor, já que será necessário um amplo debate entre a equipe do governo e as Casas Legislativas para sancionar alterações em modalidades de ensino do país. Em nossa matéria, você acompanha mais detalhes sobre o assunto.

Aproveite a visita e não deixe de explorar outros conteúdos relacionados à educação que já publicamos em nosso site. Além disso, também cobrimos pautas voltadas aos concurseiros, como dicas de estudo, notícias de concursos abertos e muito mais.

Ah, e você pode estudar com os nossos simulados gratuitos. São milhares de questões presentes em nosso banco de dados que já caíram em concursos públicos do país. É uma forma de antecipar sua preparação e revisar o conteúdo sem pagar absolutamente nada por isso.

continua depois da publicidade
Leia também

Quais cursos podem deixar de ter feitos na modalidade 100% à distância?

De acordo com informações preliminares divulgadas pelo ministro da Educação, a ideia seria de proibir EaD (ensino à distância) para cursos de licenciatura, o que impactaria diretamente os futuros professores que estão se formando no país.

Camilo Santana, conforme noticiou a Agência Brasil, disse que o momento é de reavaliação na modalidade. Lembrando que as autorizações para novos cursos não presenciais foram suspensas por 90 dias, contando a partir do mês de novembro.

continua depois da publicidade

“A ideia do ministério é não permitir mais cursos sempre EAD. Então, vamos definir se vão ser 50%, 30% [da carga horária]”, informou o representante da pasta de Educação.

O pronunciamento foi realizado em coletiva de empresa da última terça-feira, 5/12, após a apresentação dos resultados obtidos no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) em 2022, divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Inclusive, o relatório mostrou com dados que menos de 50% dos estudantes do Brasil sabem o básico das disciplinas de matemática e ciências. Por esse e outros motivos, o Ministério da Educação está repensando algumas regras para modalidades de ensino nos estados.

Desafios do EaD no Brasil

Embora a flexibilidade seja uma vantagem, a modalidade EaD também apresenta alguns desafios. A aprendizagem autônoma é uma habilidade essencial, já que os alunos precisam gerenciar seu tempo de estudo de forma eficaz sem a presença física de colegas e professores.

continua depois da publicidade

E isso pode ser desafiador pensando no contexto nacional. Já a avaliação dos alunos em cursos 100% EaD é realizada predominantemente online. As provas são aplicadas em ambientes virtuais, muitas vezes com a utilização de softwares que monitoram o comportamento.

A sistemática levanta debates sobre a segurança e a equidade dessas avaliações, mas as instituições têm implementado medidas para mitigar possíveis problemas, o que favorece a legitimidade dos cursos feitos fora do ambiente de ensino.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade