Local para a prova do Enem 2022 já foi divulgado? Veja o que se sabe

As provas do Enem 2022 estão previstas para serem aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Veja se o local da prova já está disponível.

O Enem deste ano terá provas aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 3,3 milhões de pessoas se inscreveram nesta edição, considerando as versões impressa e digital. Por isso, veja como consultar o local de prova do Enem 2022.

continua depois da publicidade

Tanto a versão impressa quanto a versão digital serão compostas por 90 questões objetivas em cada dia. Além disso, no primeiro dia, os candidatos serão avaliados também por meio de redação dissertativa, que deverá ser escrita seguindo o tema proposto e os textos da coletânea.

Consulta do local de prova do Enem 2022

O Inep ainda não divulgou oficialmente, nem deu um prazo específico de quando será liberado o local de prova do Enem para que os candidatos possam fazer a consulta.

Leia também

O local de prova do Enem 2022 estará disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem, onde será disponibilizado muito em breve, entre final de outubro e início de novembro. Será possível realizar a consulta na página do participante.

continua depois da publicidade

É importante atenção ao horário de abertura e fechamento dos portões no dia das provas do Enem 2022. Assim, a recomendação é de que os candidatos cheguem ao local de prova com antecedência. Os portões estarão abertos a partir das 12h e serão fechados, impreterivelmente, às 13h.

Como será o Enem 2022?

No primeiro dia, a prova avalia os candidatos nas disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologia e também a Redação, na dissertação argumentativa.

Nessa etapa, também se responde à prova de Língua Estrangeira, com base na escolha do candidato no momento da inscrição. A prova terá duração de 6h30 neste dia.

continua depois da publicidade

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, assim como Matemática e suas Tecnologias, será aplicada no segundo dia, com menos tempo de duração para o exame, de até 5h. O edital ainda prevê a utilização de máscaras de proteção nas salas de realização dos exames, em razão da COVID-19.

Contudo, as máscaras serão descartadas nos estados ou municípios em que o uso do equipamento de segurança estiver dispensado por meio de decreto ou ato administrativo. Além disso, os candidatos podem escolher usar ou não, independente dos decretos estabelecidos.

continua depois da publicidade

Para os candidatos que estejam doentes com alguma enfermidade contagiosa, será necessário solicitar a reaplicação do exame. Dentre as doenças previstas, estão:

  • Tuberculose;
  • Coqueluche;
  • Difteria;
  • Poliomielite;
  • Sarampo;
  • Rubéola;
  • Varicela;
  • COVID-19.

Enem Digital: como vai funcionar?

Enem Digital 2022: veja regras e diferenças em relação ao impresso

Foto: montagem / Pexels – Canva PRO.

A modalidade do Enem digital tem especificidades, mas mantém a quantidade de questões, com a prova de redação sendo o único material impresso durante o exame remoto. Por regra, os candidatos devem ser direcionados a alguma unidade de ensino para realização da prova, pois não pode fazer em casa.

No caso do Enem Digital, não será possível acessar outros serviços ou internet, e a prova tem aplicação semelhante ao modelo presencial. Assim, o candidato deverá responder à prova normalmente como um simulado virtual e confirmar as respostas no gabarito antes de encerrar a avaliação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade