Enem Digital 2022: veja regras e diferenças em relação ao impresso

Conheça quais são as regras do Enem Digital 2022 e as diferenças em relação à versão tradicional impressa.

Se o seu sonho é entrar para a universidade em 2023 e se formar na profissão escolhida, está lendo o artigo certo. Vamos te mostrar as principais regras do Enem Digital 2022, bem como as principais diferenças em relação à modalidade impressa. Leia até o final e fique por dentro dessa novidade, que é uma opção para os futuros universitários.

Leia também

Inscrições para o Enem Digital 2022 já estão abertas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com as inscrições abertas desde o dia 10 de maio. Todos os candidatos que já concluíram ou estão cursando o último ano do Ensino Médio podem se inscrever até o dia 21 de maio.

Ao todo, serão ofertadas cerca de 101.100 vagas para todos os estudantes que optarem por fazer as provas na modalidade digital. Quem tiver interesse nesse formato de prova, deve sinalizar no ato da inscrição que optou pelo Enem Digital 2022.

Vale destacar que as versões impressa e digital do exame serão realizadas nos mesmos dias, ou seja,13 e 20 de novembro de 2022. O candidato não pode realizar as provas nos dois formatos oferecidos (digital e impresso), devendo escolher apenas um deles.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o órgão responsável pela elaboração das provas do Enem, até o ano de 2026, a versão impressa será eliminada e o exame será 100% digital. Essa transição será feita gradualmente até lá.

Mas quais são as diferenças?

Na verdade, o modelo do Enem Digital 2022 é semelhante ao da prova impressa, ou seja, o candidato precisa responder questões de múltipla escolha no computador. No que tange a prova de redação, não houve nenhum tipo de mudança, sendo que a mesma deve ser escrita manualmente. O tema será o mesmo para ambas as modalidades.

O Inep vai disponibilizar para todos os estudantes uma folha de rascunho somente no segundo dia das provas, que é quando serão feitas as questões de Ciências da Natureza e Matemática. Mas não existe nenhuma diferença em relação ao formato e o conteúdo. O que muda é somente a maneira na qual a prova do Enem Digital 2022 será aplicada.

Além disso, o estudante não terá nenhum tipo de benefício se escolher uma modalidade ou outra. Todos os candidatos que escolherem o formato digital do exame do Enem deverão fazer as provas em instituições de ensino que ofereça computadores.

Por causa disso, as provas do Enem Digital 2022 não serão aplicadas em todas as cidades. Você pode ver quais são os municípios que estão autorizados a participar do formato online no Edital do Enem.

Apesar das provas serem realizadas em um computador, o candidato não vai conseguir ter acesso à internet, ou seja, somente o sistema da prova que será disponibilizado.

Como serão as inscrições?

É conveniente salientar que o Inep vai oferecer recursos como: intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), letra de prova no formato ampliado ou superampliado, tempo de prova adicional e locais com acessibilidade.

Para o candidato se inscrever no Enem 2022, é preciso se cadastrar no Portal do Governo Federal. De posse do login e senha, é possível ter acesso à página do Inep. É por meio dela que a inscrição deverá ser feita. Basta seguir as orientações e o passo a passo.

Durante o processo de inscrição, o estudante precisa optar pelo formato digital ou impresso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00 e deverá ser paga até o dia 27 de maio.

O candidato poderá pagar via Pix, boleto bancário ou pelo cartão de crédito. Mesmo que o estudante tenha conseguido a isenção do valor da taxa, ele precisa fazer a sua inscrição normalmente.

Como serão as provas do Enem Digital 2022?

O tão aguardado exame do Enem 2022 será composto por quatro provas com 45 questões objetivas (múltipla escolha) cada e uma redação que deverá ser escrita em português.

No primeiro dia do exame, o estudante será submetido aos testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (que inclui Língua Estrangeira, Educação Física, Artes, Português, Comunicação e Tecnologia da Informação), Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e a prova de redação.

No segundo dia de provas do Enem Digital 2022, o candidato vai encarar as provas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática.

A previsão é que o gabarito das provas seja divulgado no site do Inep até o dia 23 de novembro. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

5 soft skills mais procuradas pelos empregadores no país; veja a lista

Está procurando emprego? Conheça quais são as cinco soft skills mais procuradas pelos empregadores e tenha um diferencial competitivo.

Fique de olho: estas 5 profissões ainda vão crescer muito no Brasil

As transformações no mercado de trabalho criam novas profissões para atender às necessidades dos consumidores, garantindo profissões com bons salários e gratificações.

Confira 7 casos que exigem a emissão da nova CNH em 2022

Ainda que a resolução do Conselho Nacional de Trânsito estabeleça uma transição gradual para o documento, existem situações específicas que obrigam a emissão da nova CNH.

Estes 5 hábitos simples aumentam a sua produtividade no dia a dia

Se você quer obter um maior rendimento nos estudos, conheça cinco hábitos que aumentam a produtividade no dia a dia.

Estados mais ricos do país: confira ranking atualizado com o top 5

Cinco estados mais ricos do Brasil são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

3 hábitos de trânsito que dão multa na CNH e você ainda não sabia

As multas e punições previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro servem para manter o trânsito um lugar seguro aos condutores e motoristas, também preservando as vias públicas.