Como vai funcionar o Enem 2022? Provas já têm datas de aplicação

O prazo de inscrição no Enem 2022 já foi encerrado e as provas estão previstas para acontecer no mês de novembro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano seguirá o mesmo modelo do ano anterior, contando com avaliações impressas e digitais. De acordo com o calendário do Inep, organizador do vestibular, as provas do Enem 2022 estão previstas para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

continua depois da publicidade

Os interessados em participar do exame tiveram até o dia 21 de maio para realizar a inscrição. A próxima etapa do calendário estipulado é a solicitação do uso do nome social. Quem estiver dentro desse grupo deverá enviar o requerimento entre os dias 23 e 28 de junho.

Como serão as provas do Enem 2022

Tanto a versão impressa como a versão digital serão compostas por 90 questões objetivas em cada dia de avaliação. Além disso, no primeiro dia, os candidatos contarão com uma redação dissertativa, que deverá ser escrita seguindo o tema proposto e os textos da coletânea. As provas do Enem 2022 serão divididas da seguinte maneira:

Leia também
  • 1º domingo – 13/11: 45 questões de Linguagens e 45 questões de Ciências Humanas e Redação.
  • 2º domingo – 20/11: 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.

Essas serão aplicadas em dois domingos às 13h30, sendo que os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h. Sendo assim, os candidatos devem se organizar para chegar com antecedência no local da prova.

continua depois da publicidade

O endereço está disponível no cartão de confirmação de inscrição que cada estudante recebeu após efetuar o pagamento de participação. Para acessar esse documento, basta entrar no perfil do candidato no site do Inep. Nele também está informado o número da sala onde o aluno irá fazer a prova do Enem 2022.

O que levar e o que não levar no Enem 2022

Os candidatos que forem fazer a versão impressa devem ter consigo apenas caneta esferográfica preta de material transparente. Também podem levar água e lanches, desde que estejam em recipientes transparentes e sem rótulo.

continua depois da publicidade

É importante ressaltar que, antes de entrar na sala da prova do Enem 2022, é preciso guardar no envelope entregue pelo examinador:

  • Aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e calculadora;
  • Relógios e pulseiras;
  • Lápis, borracha, lapiseira, apontador;
  • Entre outros.

Você pode conferir a lista completa em cada um dos editais divulgados pelo Inep (versões digital e impressa).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade