10 dicas práticas para escrever melhor e aprimorar sua redação

Fique por dentro de valiosos conselhos que vão te fazer escrever bem melhor durante a redação de um disputado certame.

As provas da maioria dos concursos públicos também exigem que os candidatos façam uma redação sobre algum tema da atualidade. Mas como não dá para saber qual será o assunto, vamos te dar 10 dicas práticas para escrever melhor e aprimorar sua redação.

1- Adote o hábito da leitura diária

Se você procura uma maneira de escrever melhor e aprimorar sua redação das provas de um concurso público, deve criar o saudável hábito da leitura diária.

Quando lemos mais, a nossa mente fica bem mais receptível para o aprendizado, bem como a absorção das informações, que pode ficar mais rápida e eficiente. Dessa forma, leia muito, todos os dias, se for possível.

2- Escreva pensando em quem está lendo

Essa dica também é bastante útil. Você precisa ter em mente que sempre deve escrever pensando em quem vai ler a sua redação. Por isso, certifique-se de que tudo aquilo que escreveu está claro o suficiente para você.

Se for possível, peça outra pessoa para ler o texto que você acabou de escrever e pergunte se ela entendeu tudo. Em suma, em uma redação para concursos, nada deve ficar subentendido, fechado?

3- Atenção quanto aos erros gramaticais

Não existe nada mais desagradável do que ler um texto cheio de erros gramaticais. Por isso, a dica aqui, apesar de óbvia, é: atenção especial quanto aos erros de gramática.

Se pintar aquela dúvida cruel na hora de escrever uma determinada palavra, consulte sempre o dicionário. Terminou o seu texto? Faça uma boa revisão e veja se nenhuma palavra está escrita errado. Uma redação com erros de gramática, ninguém merece.

4- Não enrole

Para escrever melhor e aprimorar sua redação, é fundamental ir direto ao assunto, sem enrolações. Esse tipo de atitude pode demonstrar que você não tem conhecimento sobre o tema ou está “enchendo linguiça”, o que pode pegar mal.

Aborde o tema que deve ser discutido logo de cara e não faça rodeios para falar sobre ele. Além de fazer o leitor perder o interesse, a banca examinadora do concurso também não vai gostar.

5- Evite expressões no gerúndio

Mais uma das dicas práticas para escrever melhor e aprimorar sua redação. Qual seria a sua impressão se você lesse um texto abarrotado de expressões no gerúndio? A pior possível.

Dessa forma, evite ao máximo o uso de expressões no gerúndio, pois, além de deixarem o texto maçante de ser lido, pode demonstrar que você não domina o tema como deveria. Esqueça o gerundismo e aumente as suas chances de ser aprovado.

6- Cuidado para não ser repetitivo

Não podemos negar que um texto com palavras ou expressões repetidas diversas vezes pode ser extremamente cansativo de ler. Dessa forma, quando o assunto é dicas práticas para escrever melhor, você precisa tomar cuidado para não ser demasiadamente repetitivo.

A dica aqui é usar o sinônimo, seja de palavras ou expressões. O bom e velho dicionário pode ser o seu grande aliado nessa missão, que não é impossível.

7- Use informações concretas

Você já reparou que um texto fica bem mais agradável de se ler quando traz informações concretas? Por isso, se você é daqueles escritores “superficiais” que sempre usam determinadas expressões, como “alguns”, “poucos”, “diversos”, “muita gente”, dentre outras, é melhor mudar isso já.

Ao informar algo relevante, use números ou dados percentuais para comprovar, cite as fontes e tudo mais que possa agregar valor ao seu texto. Quanto mais rico ele for, melhor para você.

8- Não exagere nos adjetivos

Para escrever melhor e aprimorar sua redação para concursos, o uso de adjetivos deve ser moderado, já que eles expressam opinião pessoal. Afinal de contas, o que pode ser belo, feio, chato, prazeroso, cansativo, fácil ou difícil (dentre outros adjetivos) para uma pessoa, nem sempre é para outra.

Por isso, tome bastante cuidado para não “rotular” as coisas. Por mais que a maioria das pessoas compartilhe a mesma opinião que a sua, sempre vai existir algum tipo de discordância.

9- Faça um resumo do assunto abordado

Outra das práticas para escrever melhor. Suponha que você vai escrever sobre algum tema da atualidade. Para que as ideias fluam em sua mente, uma boa dica é fazer um breve resumo. Dessa forma, você terá um panorama de como será a estrutura do seu texto, que precisa fazer sentido.

Anote as principais informações em uma folha de papel, de forma organizada. Depois, dê uma boa lida para ver está tudo entendido. Se estiver tudo claro, você pode começar a escrever a sua redação.

10- Atualize-se, sempre

A última das dicas para escrever melhor e aprimorar sua redação, é manter-se sempre atualizado. Um concurseiro que não está por dentro dos principais acontecimentos no Brasil e no mundo, seguramente não tem condições de fazer uma boa redação.

Lembre-se de que uma escrita persuasiva parte do conhecimento, que é adquirido através da informação. Se você está alheio a tudo aquilo que acontece ao seu redor, como pretende ser aprovado na redação do concurso?

Agora é seguir à risca as 10 dicas para escrever melhor e aprimorar sua redação, manter o foco nos estudos e treinar bastante. Uma das vagas oferecidas pelo certame precisa ser sua, não é? Boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

Relacionamento tóxico: estes 5 sinais indicam que a relação não é saudável

Fique por dentro dos cinco sinais que indicam que você está inserido em um relacionamento tóxico, o que não é nada saudável.

Saiba como lidar com pessoas “difíceis” usando a inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos pilares dos relacionamentos interpessoais, principalmente diante de pessoas desafiadoras, pois permite maior autocontrole e empatia.

Cargos em alta: veja 5 profissões da área de TI com grande oferta de vagas

Profissões de áreas como cibersegurança, gestão de dados e engenharia de software são cada vez mais promissoras.

Vença a procrastinação: ESTA técnica dos 5 minutos vai mudar sua vida

Se você é um concurseiro que vive procrastinando os estudos, a técnica dos cinco minutos vai acabar com este hábito.

Sinais de ansiedade no corpo: veja 18 sintomas comuns que merecem atenção

Desde tensão muscular até taquicardia e preocupação excessiva, a ansiedade se torna um problema quando começa a aparecer em níveis exagerados, prejudicando o organismo.

Você tem a Síndrome do Impostor? Estes 5 sinais te ajudam a identificar

Saiba reconhecer os sinais que podem indicar que você foi acometido pela síndrome do impostor, que é bastante comum em todo o mundo.