Inscrições no SiSU 2022.2 já estão abertas; veja como participar

Estudantes que fizeram o Enem 2021 podem se inscrever no SiSU e pleitear vagas no ensino superior para o segundo semestre de 2022.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou o início das inscrições no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2022.2 nesta terça-feira (28/06), ficando abertas até dia 1° de julho. Estão disponíveis mais de 65 mil vagas para o segundo semestre do ano, em 73 instituições públicas de ensino espalhadas pelo Brasil.

continua depois da publicidade

Podem participar da seleção somente os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e tiveram nota superior a zero, tanto na parte objetiva como na redação. Ao longo dos quatro dias de inscrição, os estudantes poderão trocar suas opções de curso quantas vezes quiserem.

Como fazer a inscrição no SiSU 2022.2

Os interessados em pleitear as vagas nas universidades públicas devem realizar a inscrição no SiSU 2022.2 pela internet. Cada estudante tem o direito de selecionar até duas opções de curso. O procedimento acontece pelo Portal Único do MEC. Para isso, basta:

Leia também
  1. No site, clicar sobre o ícone “SiSU”;
  2. Clicar no botão “Inscreva-se”;
  3. Na página seguinte, clicar em “Entrar com GOV.BR“;
  4. Fazer login com CPF e senha cadastrados;
  5. Confirmar seus dados pessoais;
  6. Clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”;
  7. Pesquisar a vaga por nome do curso, instituição ou município;
  8. Selecionar o curso desejado e ler tudo sobre a modalidade, inclusive nota de corte;
  9. Clicar em “Escolher esta modalidade”;
  10. Clicar em “Confirmar minha inscrição”;
  11. Depois é só fazer os mesmos passos de 6 a 10 para a 2ª opção de curso.

Do dia 28 de junho até 1° de julho, os estudantes precisam ficar atentos ao ponto de corte dos cursos escolhidos. Isso porque a nota mínima pode mudar conforme mais alunos se candidatam àquela vaga. Dentro desse prazo, também será possível trocar as duas opções quantas vezes forem necessárias.

continua depois da publicidade

Ao final, o sistema irá considerar como inscrição no SiSU 2022.2 o último curso selecionado. Os resultados estão previstos para serem liberados no dia 06 de julho e as matrículas regulares devem ser feitas junto às universidades entre 13 e 18 de julho. Quem não for aprovado de primeira ainda pode entrar na lista de espera.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade