Novo Enem acompanhará as mudanças do Ensino Médio; entenda

As mudanças preveem uma prova mais tecnológica e interativa, mas também a implementação dos itinerários formativos estabelecidos dentro do Novo Ensino Médio.

Em maio deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as mudanças para o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio, com as alterações entrando em vigor a partir de 2024. A princípio, o Novo Enem foi desenvolvido a partir de uma parceria com servidores do Ministério, assim como entidades da educação de órgãos como Undime, CNE, Consed e outros.

continua depois da publicidade

Sobretudo, a mudança organiza o exame a partir de duas ferramentas, uma comum a todos os participantes, para avaliar as competências dos estudantes de suas habilidades a partir de uma formação mais ampla, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste caso, haverá ênfase nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Porém, a redação dissertativa-argumentativa e as avaliações de linguagem estrangeira permanecem nessa etapa. Por outro lado, a segunda ferramenta avaliará os estudantes a partir dos itinerários formativos, em formato optativo e desenvolvido com base no ensino superior que os alunos desejam cursar.

O que muda com o Novo Enem?

Leia também

No caso do instrumento que envolve os itinerários formativos haverão ainda questões discursivas e itens relativos à língua inglesa relacionadas a outras áreas do conhecimento. Além disso, esse Novo Enem conta com maior presença das ferramentas digitais, pois haverá foco na aplicação de provas digitais com correção automatizada.

continua depois da publicidade

Segundo o Ministério da Educação, a expectativa é que a transição tecnológica inclua ainda plataformas adaptativas e inteligência artificial, tornando a prova mais prática e facilitando uma divulgação prévia dos resultados. No entanto, a prova em sua versão física permanece sendo aplicada enquanto a prova digital não abranger todos os estudantes.

Neste sentido, o MEC está desenvolvendo um comitê de governança para o exame, a fim de garantir que todas as mudanças sejam implementadas corretamente, sem lesar nenhum estudante. Assim, a expectativa é garantir aperfeiçoamento da prova, mas também transparência em todas as etapas.

continua depois da publicidade

As outras mudanças previstas incluem a utilização de questões discursivas específicas nas áreas de conhecimento selecionadas pelo estudante ainda no momento da inscrição. Há ainda a expectativa de garantir um bônus na nota para os alunos que realizaram cursos técnicos associados ao ensino médio tradicional.

Neste caso, a nota será ponderada de acordo com a relação entre a formação técnica e o curso superior selecionado para estudo. Acima de tudo, esse é um mecanismo que incentiva a aderência dos estudantes a essa modalidade de ensino.

Quando as mudanças entram em vigor?

Apesar dos anúncios, ainda não se sabe se o Novo Enem será aplicado já a partir da edição de 2024, pois é necessário que as Secretarias de Educação de cada estado se adéquem às novas tecnologias. Mais ainda, o novo ensino médio ainda será implementado gradualmente a partir deste ano, com previsão de conclusão em 2023.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade