Quem está na ativa no mercado de trabalho, ou quase se aposentando, precisa lidar com tanta sigla importante que, muitas vezes, causa até uma certa confusão no dia a dia. Por exemplo, você sabe o que é NIS? Continue a leitura que vamos te mostrar do que se trata, para que serve e como consultar esse número tão importante no Brasil.
O que é o NIS?
O Número de Identificação Social, popularmente conhecido com NIS, é uma sequência numérica composta de 11 dígitos e se refere ao cadastro feito pela Caixa Econômica Federal, chamado de PIS (Programa de Integração Social).
Trabalhadores com carteira assinada e participantes de programas sociais do Governo Federal devem ter um número do NIS ativo.
O cadastro do NIS é sempre feito por uma empresa privada ou algum órgão público (municipal, estadual ou federal), de acordo com as exigências da Caixa. Por exemplo, assim que o trabalhador tira a primeira via da sua Carteira de Trabalho ou começa a participar de algum programa social, o número do NIS é gerado automaticamente para aquele cidadão.
NIS e PIS são a mesma coisa?
Na verdade, os números NIS e PIS são idênticos. A única diferença está em como essa numeração é gerada.
Se qualquer cidadão começar a fazer parte de algum programa social, como o Auxílio Brasil, por exemplo, o número do NIS é gerado instantaneamente. Já o PIS é gerado quando a Carteira de Trabalho e Previdência Social é assinada pela primeira vez, por uma empresa privada.
Para que serve o NIS?
O NIS pode ser usado para ter acesso a diversos direitos trabalhistas como o seguro-desemprego, FGTS, abono salarial e até aposentadoria pelo INSS.
Em todos esses casos, o número do NIS deverá ser solicitado por todos os órgãos envolvidos em cada um desses processos. Outra função do NIS é garantir o direito do cidadão receber benefícios sociais, como o Auxílio Gás e o Auxílio Brasil (antigo Bolsa-Família).
Ou seja, todo mundo que vai começar no emprego novo de carteira assinada, solicitar o seguro-desemprego, sacar o FGTS, entrar com o pedido de aposentadoria ou se tornar participante de algum programa social do governo, vai precisar apresentar o número de NIS, dentre outras documentações exigidas.
Mas como posso consultar o meu número do NIS?
Isso é bem simples, fácil e rápido. Conheça as principais maneiras que cidadão pode consultar o NIS e escolha a que achar mais conveniente:
Através do Cartão Cidadão
Se você possui o Cartão Cidadão, que é emitido pela Caixa Econômica Federal, para conseguir acessar os diversos benefícios trabalhistas e sociais, o número do NIS pode ser localizado na parte da frente desse cartão. A sequência de 11 dígitos se encontra antes do hífen.
Qualquer agência da Caixa Econômica Federal
O cidadão também pode se dirigir até a agência da Caixa mais próxima da sua residência, levando um documento de identificação oficial com foto recente e solicitar os números de NIS e PIS.
Na sua CTPS digital ou física
Essa talvez seja a forma mais simples de ter acesso ao seu número do NIS. Na sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, é possível localizar a numeração do seu PIS/PASEP e, dessa forma, o número do NIS, já que ambos são iguais.
Já na CTPS física, na maioria das vezes, o número do cartão do PIS fica anexado na última página do documento. Geralmente, esse procedimento é feito na primeira vez que a carteira de trabalho é assinada.
Extrato do seu FGTS
Através do extrato do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), você pode verificar o número do seu NIS. Esse procedimento pode ser feito pelo site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS, que está disponível para iOS e Android.
Pela internet
O cidadão ainda pode acessar o site do Meu INSS e fazer a consulta da numeração do seu NIS. Mas antes disso, é preciso fazer um cadastro no sistema ou utilizar as informações de acesso para o portal gov.br, que libera o uso de todos os serviços digitais que tenham relação com o governo federal.
Meu CadÚnico
O site Meu CadÚnico também é uma outra maneira do cidadão ter acesso ao seu número NIS. Depois de preencher todas as informações pessoais e efetivar o seu cadastro no sistema, você já pode fazer diversas consultas por lá.
Caso você ainda não tenha o seu NIS, poderá obter esse número gratuitamente. Basta se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu bairro, levando documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e o comprovante de renda mais recente que tiver.