NIS: o que é e como consultar seu Número de Identificação Social

O NIS (Número de Identificação Social) é utilizado para identificar o cidadão e verificar em quais benefícios sociais ele se enquadra.

O governo federal utiliza o número do NIS (Número de Identificação Social) para definir os pagamentos dos benefícios sociais, como Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Casa Verde e Amarela e Tarifa Social de Energia Elétrica. A seguir, confira como consultar o seu NIS.

Leia também

É importante lembrar que o número do NIS e PIS são idênticos. A única diferença entre eles é como a numeração foi gerada. Veja os detalhes a seguir.

Como fazer consulta do NIS?

Os cidadãos que possuem Carteira de Trabalho podem localizar o número de forma fácil na primeira página do documento. Além disso, o Número de Identificação Social (NIS) corresponde à mesma numeração para o Programa de Integração Social (PIS).

Os cidadãos que possuem Cartão Cidadão também podem verificar a numeração impressa no documento ou em outros canais via internet:

  • Meu INSS: no caso a consulta ao NIS deve ser realizada pelo CPF. No entanto, é preciso ter a senha do gov.br cadastrada para liberar o acesso aos serviços digitais do Governo Federal;
  • Meu CadÚnico: nesse aplicativo também é possível fazer a consulta do seu Número de Identificação Social (NIS).

Para aqueles que ainda não possuem o número do NIS, será preciso realizar o cadastro social. Para isso, compareça até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município, apresente seus documentos pessoais e comprovantes de renda.

O que é o NIS?

O NIS é uma numeração de registro dos cidadãos que têm direito a receber benefícios sociais ou cadastro de trabalhadores. São 11 dígitos e essa identificação pode ser gerada de duas maneiras:

  • Banco com dados do Sistema Nacional de Informações Sociais;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Dessa forma, as numerações referentes ao NIS e o PIS (Programa de Integração Social) são as mesmas. Por meio do número, o cidadão garante acesso aos programas sociais do governo federal, mesmo que ainda não possua vínculos trabalhistas.

Quem já possui o cadastro do NIS, ao ter qualquer registro profissional na carteira, manterá o número.

Leia também


você pode gostar também

NIS: o que é, para que serve e como consultar o número

Conheça um pouco mais a importância do NIS e como consultar esse número, que muita gente ainda desconhece.

Auxílio Gás: o que é, a quem se destina, duração e valor do benefício

Fique por dentro de todas as particularidades que permeiam esse programa social criado pelo Governo Federal.

Pensão alimentícia: o que é, como funciona e dúvidas comuns

A pensão alimentícia é um dos temas que gera mais dúvidas em milhares de pessoas, além de ser bastante corriqueiro no direito de família. Entenda.

13º salário: quem recebe e o que diz a lei sobre a gratificação natalina

Esse benefício trabalhista, previsto na CLT, pode ser parcelado e deve ser pago a todos os trabalhadores que têm carteira assinada. Entenda mais.

Cartão Cidadão: o que é, a quem se destina e como criar a senha

Saiba como emitir o Cartão Cidadão, cadastrar a senha e a quem se destina esse importante documento.

Carnê-Leão 2022: o que é, como funciona e quem deve pagá-lo

Saiba o que é o Carnê-Leão 2022 e conheça todas as particularidades desse pagamento mensal.