Cartão do Auxílio Brasil: saiba quem tem direito e como funciona

Novas famílias foram incluídas no Auxílio Brasil e têm direito ao novo cartão do benefício. Saiba os detalhes e como sacar o benefício.

Os pagamentos do substituto do Bolsa Família, o Auxílio Brasil, começaram a ser repassados no mês de novembro de 2021, inicialmente para 14,5 milhões de famílias. Em 2022, mais de quatro milhões de famílias foram inseridas aos pagamentos, subindo para 18,5 milhões de beneficiados. A seguir, veja quem tem direito e como funciona o novo cartão do Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Segundo o governo federal, as 14,5 milhões de famílias que eram beneficiadas pelo Bolsa Família vão continuar usando o cartão do antigo programa para saque do dinheiro. Assim, os novos incluídos no programa devem receber o novo cartão do benefício no primeiro momento.

Cartão do Auxílio Brasil: como receber?

O Auxílio Brasil transfere um valor médio de R$ 400 para as famílias beneficiadas. As mais de 4 milhões de famílias incluídas recentemente receberão o cartão do Auxílio Brasil. O envio será realizado por meio dos Correios, pela Caixa Econômica Federal. Os outros beneficiados podem continuar usando o cartão do extinto Bolsa Família.

Leia também

O dinheiro pode ser movimentado também via internet, por meio da poupança social digital no aplicativo Caixa Tem. Aqueles que recebem o benefício também podem fazer uso do cartão social, que está disponível para todos aqueles que têm acesso aos benefícios sociais e trabalhistas, para realizar saques da poupança digital.

continua depois da publicidade

Saque do Auxílio Brasil sem cartão

Aqueles beneficiários que não possuem o cartão físico, e querem sacar os valores, podem seguir os seguintes passos:

  1. Clique no aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “entrar”;
  2. Depois, clique em “saque sem cartão”;
  3. Selecione a opção “gerar código para saque”;
  4. Informe a sua senha do Caixa Tem;
  5. Selecione o botão à direita para prosseguir;
  6. Por fim, informe junto ao local onde deseja realizar o saque o código numérico que aparecerá na tela do celular.

O código gerado terá validade por uma hora e, por essa razão, é preciso gerar apenas quando estiver próximo à localidade onde vai realizar o saque do valor. Além disso, a parcela possui validade de 120 dias para saque.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade