Enem 2022: Inep divulga os locais de prova; saiba como fazer a consulta

As provas do Enem 2022 estão previstas para serem aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Veja como consultar o local de prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os locais de prova do Enem 2022. Contudo, de acordo com reclamações dos estudantes nas redes sociais, o site apresenta instabilidade na hora da consulta.

continua depois da publicidade

O Enem deste ano será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais de 3,3 milhões de pessoas estão inscritas nesta edição, considerando as versões impressa e digital.

Enem 2022: consulte os locais de provas

Novo Enem acompanhará as mudanças do Ensino Médio; entenda

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO.

Leia também

O local de prova do Enem 2022 está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem. É possível realizar a consulta na página do participante. No entanto, muitos estudantes vêm informando ter problemas para acessar a página, que passa por instabilidade.

Assim que o acesso ao gov.br estiver estável, todos os participantes conseguirão conferir o Cartão de Confirmação de Inscrição. Entre outras informações, o documento traz o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.

continua depois da publicidade

É importante conferir o horário de abertura e fechamento dos portões no dia das provas do Enem 2022. A recomendação que os candidatos cheguem ao local de prova com antecedência. Os portões estarão abertos a partir das 12h e serão fechados às 13h.

Como será o Enem 2022?

No primeiro dia, prevista para ser aplicada no dia 13 de novembro de 2022, a prova irá avaliar os candidatos nas disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologia e Redação, na dissertação argumentativa.

continua depois da publicidade

Nessa etapa, também haverá questões de Língua Estrangeira, Inglês ou Espanhol, com base na escolha do candidato no momento da inscrição. A prova terá duração de 5h30 neste dia.

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, assim como Matemática e suas Tecnologias, será aplicada no segundo dia, prevista para acontecer no dia 20 de novembro de 2022, com duração de até 5h. O edital ainda prevê a utilização de máscaras de proteção nas salas de realização dos exames, em razão da COVID-19.

Contudo, as máscaras serão descartadas em estados e municípios onde o uso do equipamento de segurança estiver dispensado por meio de decreto ou ato administrativo. No entanto, os candidatos poderão escolher usar ou não, independente dos decretos estabelecidos.

continua depois da publicidade

Para os candidatos que possuam alguma enfermidade contagiosa, será preciso solicitar a reaplicação do exame. Dentre as doenças previstas como contagiosas, estão:

  • Tuberculose;
  • Coqueluche;
  • Difteria;
  • Poliomielite;
  • Sarampo;
  • Rubéola;
  • Varicela;
  • COVID-19.

Enem digital

A modalidade do Enem digital tem suas características específicas, mas mantém a quantidade de questões, e prova de redação será o único material impresso durante o exame remoto. Por regra, os candidatos serão direcionados a alguma unidade de ensino para realização da prova, sendo vedada a realização em casa.

Para a realização do Enem Digital, não será possível acessar outros serviços e internet. Além disso, a prova tem aplicação semelhante ao modelo presencial. Dessa maneira, o candidato precisará responder à prova como um simulado virtual, e confirmar as respostas no gabarito antes de encerrar a avaliação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade