Provas Enem 2022: resultado do atendimento especializado já foi liberado

Os solicitantes de atendimento especializado durante o exame podem consultar o resultado da solicitação no portal do candidato e também solicitar recurso até o dia 12 de junho.

A partir do dia 8 de junho, os candidatos do Enem 2022 que solicitaram atendimento especializado podem conferir no sistema se a solicitação foi atendida. Por via de regra, o Inep, órgão realizador do Exame Nacional do Ensino Médio, oferece atendimento especializado para participantes que possuam deficiência física, auditiva ou intelectual, dislexia, déficit de atenção ou baixa visão.

continua depois da publicidade

Além disso, há priorização de gestantes, lactantes, idosos e indivíduos com outras condições específicas indicadas no momento da inscrição. Sobretudo, esse atendimento especializado garante que o candidato tenha acesso a melhores condições de realização do exame, como tempo de prova ampliada, salas especializadas e também auxílio ledor.

Neste caso, todos os solicitantes precisam consultar a página do candidato para conferir o resultado da solicitação. Mediante solicitação negada, é possível solicitar recurso até o dia 12 de junho. A previsão é que o resultado dos recursos esteja disponível no dia 22 de junho.

No caso dos candidatos que desejam utilizar o nome social nas provas, o período de solicitação é entre 23 e 28 de junho, realizado na página do participante. Segundo o Inep, cerca de 3,4 milhões de estudantes realizaram inscrição no exame, o que representa um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior.

continua depois da publicidade
Leia também

Novidades no Enem 2022

Neste ano, o Inep passou a adotar documentos digitais para a inscrição e confirmação da identidade do candidato. Sendo assim, e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital serão permitidos para comprovação das informações cadastrais. Entretanto, fotografia ou captura de tela desses documentos não serão considerados.

Além disso, outra novidade consiste no pagamento da taxa de inscrição via Pix, modalidade lançada recentemente pelo Banco Central. O exame também passará a reconhecer os candidatos de acordo com a sua identidade de gênero, a partir da solicitação de uso do nome social.

continua depois da publicidade

Apesar das novidades, a previsão é que a prova continue no mesmo formato, com 180 questões aplicadas igualmente entre dois domingos consecutivos e a realização de uma redação dissertativa. Atualmente, o Enem é o principal instrumento de ingresso no Ensino Superior.

Calendário do Enem 2022

Este ano o Inep divulgou um calendário que conta com as mesmas datas para aplicação das provas digitais e impressas. No entanto, ainda não se sabe em quais datas serão divulgados os gabaritos e resultados para os candidatos. Confira a seguir o calendário do Enem 2022:

EtapaData
Período de inscrições10 a 21 de maio
Pagamento da inscrição10 a 27 de maio
Solicitação de atendimento especializado10 a 21 de maio
Solicitação do uso do nome social23 a 28 de junho
Realização das provas13 e 20 de novembro

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade