Fies: qual é o prazo para renegociar dívidas com condições especiais?

Cerca de 1 milhão de estudantes estão com os pagamentos do Fies atrasados. Confira como renegociar a dívida.

Milhares de estudantes brasileiros já pediram empréstimo por meio do Fies. Entretanto, por conta de problemas financeiros, alguns não conseguiram honrar seus débitos e agora estão devendo o governo federal. Veja como e qual o prazo para renegociar as dívidas no Fies com condições especiais.

continua depois da publicidade

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa que oferece um empréstimo para que o estudante possa pagar as mensalidades de um curso superior em uma instituição privada. Após se formar, a pessoa possui um prazo de carência para poder começar a pagar a dívida.

Qual é o prazo para renegociar dívidas do Fies com condições especiais?

Segundo o governo federal, cerca de 1 milhão de pessoas estão com as dívidas do Fies em atraso, sendo a maioria inadimplentes há três meses ou mais. Por isso, foi aberta uma janela de prazo para renegociação.

Leia também

Os interessados têm até o dia 22 de agosto de 2022 para entrar em contato com o governo. A renegociação da dívida do Fies possui condições especiais. No caso, os devedores foram separados em dois grupos: quem deve há 90 dias e quem deve há mais de 360 dias.

continua depois da publicidade

90 dias

É possível que a pessoa pague à vista com 12% de desconto do total ou parcelado, em até 150 vezes sem juros.

360 dias

Já quem deve há mais tempo pode ter descontos maiores. Inscritos no CadÚnico (que receberam o auxílio emergencial) podem ter redução de 92% no valor consolidado da dívida e 86,5% no valor consolidado da dívida para os demais estudantes.

Fies: como renegociar as dívidas

Em todos os casos citados anteriormente, as renegociações podem ser feitas presencialmente no Banco do Brasil ou no app da instituição (Android e iOS). Além disso, agências da Caixa Econômica Federal ou o site dedicado ao Fies também fazem o serviço.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, em maio, o Congresso Nacional aprovou uma Medida Provisória (MP) nº 1090/21 que permite contratos do Fies (até segundo semestre de 2017) sejam renegociados. No caso, as condições para dívidas de 90 dias são as mesmas. Já as de um 360 dias ou mais podem dar desconto de até 99%, dependendo da situação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade