Saiba como consultar sua nota do Enem e calcular a média

O passo a passo para consultar a nota do Enem é bastante simples, bastando acessar o site do Inep na área do candidato. Veja mais.

Apesar de o Inep ainda não ter liberado os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes já estão ansiosos para verificar seu desempenho na prova. Por isso, é interessante que esses candidatos já saibam como consultar sua nota do Enem.

Consultar a nota do Enem: o que fazer

Assim como as demais informações acerca do Exame, os resultados também são divulgados no site do Inep. Assim que a nota do Enem for lançada, os estudantes que realizaram a prova devem acessar a página do participante e:

  1. Clicar no botão azul “Página do Participante – Entrar com gov.br”;
  2. Inserir o CPF e senha para entrar na sua conta;
  3. Clicar na opção “Boletim de Desempenho Individual”.

Depois disso, o resultado será apresentado separadamente de acordo com as quatro áreas mais a redação. Para saber mais sobre a parte discursiva, é só clicar em “Vista Pedagógica”. Você poderá ver o seu desempenho nas cinco competências utilizadas para avaliação do texto. Além disso, é possível comparar a sua nota da redação do Enem com a de outros candidatos.

Calcular nota do Enem: como fazer a conta

Diferentemente de outras provas, o Exame do Ensino não contabiliza os pontos de acordo com os acertos, já que as questões têm pesos diferentes. O sistema de correção utilizado é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), indicando que o desempenho dos participantes influencia no valor da questão.

Dessa forma, é feita uma análise do conhecimento, mas também identificando quantos acertaram as questões no chute. Vale ressaltar que cada instituição dá o seu próprio peso (1, 2 ou 3) para as questões. Dessa forma, existem duas maneiras de calcular a nota do Enem:

  • Média simples: somando a pontuação de todas as áreas (inclusive redação) e dividindo por cinco;
  • Média por pesos: pegar a nota de cada área e multiplicar pelo respectivo peso dado pela instituição. Somar os resultados e dividir pelo somatório das notas originalmente divulgadas pelo Inep.

Vale ressaltar que alguns programas cobram nota mínima de redação do Enem para inscrição. E os critérios também podem variar de acordo com as Universidades parceiras.

Leia também

você pode gostar também

Estes 5 sites oferecem cursos online gratuitos e você não conhecia

A Fundação Bradesco, FGV, Sebrae, Omie.Academy e o Gov.Br são opções populares na hora de buscar especializações práticas.

Prouni 2022 tem inscrições prorrogadas; veja novo prazo limite

As inscrições para o Prouni 2022 foram prorrogadas. Prazo aumentou após alunos apontarem falha no sistema online.

Prouni 2022: começa inscrição para o 2º semestre; saiba como participar

Inscrições do Prouni poderão ser feitas até o dia 04 de agosto. Programa oferece bolsas para instituições de nível superior particulares.

Inscrições no Prouni começam em agosto; veja quem poderá participar

Aqueles que participaram das duas últimas edições do Enem poderão fazer suas inscrições no Prouni e pleitear bolsas de estudo de até 100%.

Cursos online gratuitos do Senac: veja como se inscrever nas opções

Cursos online e gratuitos do Senac oferecem diversas opções de conhecimento aos alunos. Confira como se registrar.

Cursos online e gratuitos do Google: veja 26 opções abertas e saiba se inscrever

Empresa oferece cursos na área de marketing, dados e qualificação profissional com certificação e diferentes níveis de dificuldade.