Saiba o que muda com o novo ensino médio a partir de 2022

O novo Ensino Médio terá a carta horária anual de aulas aumentada e ainda possibilitará que os estudantes optem por agregar nível técnico à sua formação.

Em 2022, deve ser implantado o novo currículo escolar do Ensino Médio. A mudança é regida pela Lei nº 13.415/2017, que implementa alterações na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). As mudanças são relacionadas à educação básica e à formação profissional dos jovens brasileiros.

continua depois da publicidade

A partir do próximo ano, os estudantes que entrarem no primeiro ano do Ensino Médio já farão parte do novo formato. Quem já estiver matriculado nos segundo e terceiro anos seguirão a base antiga. Segundo o MEC, o objetivo é que o novo currículo esteja 100% implantado até 2024.

O que vai mudar com o novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) informou que a ideia do novo Ensino Médio é “promover a elevação da qualidade do ensino no país”. A base curricular contará com uma carga horária anual maior, além de possibilitar que os adolescentes optem por ensino técnico. Os três anos somarão 3.000, que serão divididas entre:

  • 1.800 horas para a base nacional comum curricular;
  • 1.200 horas para os itinerários formativos.

A nova diretriz escolar irá basear o currículo nas quatro áreas de conhecimento que já são quadradas no Enem:

continua depois da publicidade
  • Matemáticas e suas Tecnologias
  • ;Linguagens e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O MEC também já confirmou que o novo Ensino Médio será organizado por região, incluindo peculiaridades da localidade. Além disso, os estudantes terão itinerários formativos compostos por atividades optativas como disciplinas, projetos, oficinas e núcleos. Esses serão definidos por cada rede de ensino.

Por fim, também será possível escolher entre formação de nível médio comum ou formação técnica e profissional (FTP). Ao optar pelo segundo modelo, o jovem poderá se aprofundar em uma área de conhecimento específica.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade