Fies 2023 já tem datas de inscrição; veja quem pode pedir o financiamento
Objetivo do FIES é conceder empréstimo para que estudantes paguem depois de formados. Confira o prazo de inscrição.
Foi anunciada a data de inscrição do FIES 2023. Conforme edital publicado, os interessados em participar do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior deverão realizar a inscrição em março. Para participar, é necessário ter realizado a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010.
Além do FIES, o Governo Federal também anunciou o cronograma de inscrição para o SISU – Sistema de Seleção Unificada e PROUNI – Programa Universidade para Todos.
O que é o FIES?

Em 1999, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, o Ministério da Educação criou o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), um programa com o objetivo de financiar a graduação na educação superior.
Para participar do programa, o aluno deverá ter realizado a prova do ENEM a partir de 2010, além de obter a pontuação mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação.
Outro requisito é que o curso de nível superior no qual o candidato deseja concorrer tenha uma avaliação positiva no Ministério da Educação (MEC).
São duas as modalidades do FIES, sendo uma para estudantes com renda per capita familiar de até três salários mínimos e outra para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos (P-FIES).
Também é possível que estudantes contemplados com bolsas de 50% no PROUNI financiem a outra metade das mensalidades do curso.
FIES 2023: cronograma
As inscrições para o FIES serão realizadas entre os dias 07 e 10 de março de 2023. Os interessados poderão realizar a inscrição gratuita no Portal Acesso Único.
O resultado com a lista de contemplados será divulgado no dia 14 de março de 2023. Entre os dias 07 e 09 de fevereiro de 2023 ocorrerá a complementação da inscrição postergada.
Para quem tem dúvidas, a inscrição postergada do FIES é aquela que ocorre em semestre posterior ao semestre em que o candidato foi pré-selecionado para uma vaga do FIES.
Detalhes sobre a inscrição no FIES 2023
Dentro do prazo mencionado anteriormente, o candidato deverá efetuar sua inscrição, preenchendo as informações solicitadas, como nº de CPF, endereço eletrônico válido, nome e CPF dos membros familiares com idade igual ou superior a 14 anos, bem como suas rendas brutas, entre outras.
Além disso, o candidato deverá realizar uma pesquisa no FiesSeleção, devendo escolher o estado, o município e a nomenclatura do curso. Se desejar, é possível indicar a instituição de ensino e o local de oferta do curso.
Os candidatos inscritos serão classificados de acordo com a nota obtida no ENEM, dentro do seu grupo de preferência. Caso ocorra empate nas notas, os seguintes critérios serão estabelecidos, nesta ordem:
- Maior nota na redação;
- Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o processo de inscrição ou possui outros questionamentos sobre o FIES e demais programas do Ministério da Educação, entre em contato com a Central de Atendimento do MEC pelo telefone 0800 616161.
O edital do do FIES 2023 está publicado na edição de 27 de janeiro de 2023 do Diário Oficial da União, a partir da página 34, seção 3.
Leia também
- Sebrae oferece cursos online e gratuitos para aperfeiçoamento profissional
- Projeto quer incluir educação política e financeira nos currículos escolares
- MEC oferece cursos online e gratuitos em 12 áreas diferentes
- Encceja 2023 tem o edital publicado; confira as regras e o cronograma
- Senac abre estágio com bolsas de até R$ 2 mil NESTAS localidades