Fies 2023: veja cronograma oficial e como será possível fazer as inscrições

O cronograma oficial do Fies 2023 foi divulgado pelo Ministério da Educação em dezembro deste ano, com previsão para a realização de inscrições por parte dos estudantes.

No começo de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o calendário do Fies 2023. Além do Fundo de Financiamento Estudantil, foram divulgados os cronogramas de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

continua depois da publicidade

Porém, a previsão oficial da pasta é que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição 2022, sejam divulgadas somente em fevereiro de 2023. De acordo com as regras do Fies, os estudantes que realizaram o Enem, desde 2010 até as provas mais recentes, poderão se inscrever. Saiba mais a seguir:

Cronograma oficial do Fies 2023 e como se inscrever

De acordo com a nota do Governo Federal, o cronograma oficial do Fies 2023 começa com a publicação dos editais dos processos seletivos citados anteriormente em janeiro. Nestes documentos, os estudantes poderão acessar maiores detalhes sobre datas, regras de funcionamento, requisitos e valores.

Leia também

Porém, o prazo de inscrição será de 14 a 17 de março, enquanto o resultado será divulgado em uma chamada única no dia 21 de março. Com a aproximação das datas previstas, o planejamento é que sejam divulgados os quantitativos de vagas para a primeira edição de 2023, tanto do Fies, quanto do Prouni e do Sisu.

continua depois da publicidade

A inscrição no Fies é realizada com base na nota que o candidato teve no Enem, mas caberá ao candidato escolher se deseja usar a nota de 2022 ou das provas anteriores. A gestão das informações podem ser realizadas pelo aplicativo do fundo, disponível para Android e iOS.

Como funciona o Fies?

Em primeiro lugar, o Novo Financiamento Estudantil passou por uma atualização em 2017, por meio da lei número 13.530. Neste sentido, são atendidos estudantes de cursos superiores, não gratuitos e que possuam avaliação positiva pelo Ministério da Educação.

continua depois da publicidade

Com base nesse desempenho nos processos conduzidos, é possível adquirir valores maiores do Fundo de Financiamento Estudantil. A Caixa Econômica Federal enquanto agente único atua nas funções de Agente Operador, Gestor de Fundos Garantidores e Agente Financeiro.

No geral, existem diversas vantagens para quem opta por aderir à esse programa, como juros zero para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, e a possibilidade de navegar por uma escala de financiamento. Acima de tudo, essa escala é baseada na renda familiar do candidato.

De acordo com as informações oficiais no site da instituição financeira, o Fies é uma ferramenta para garantir o ingresso em uma instituição de Ensino Superior com avaliação excelente nos parâmetros do MEC. Além disso, quem possui renda familiar de até 1,5 salário mínimo poderá ter direito a condições especiais.

continua depois da publicidade

As formas de pagamento variam, de acordo com a realidade do contratante. Sendo assim, é possível realizar o pagamento por meio de débito na conta corrente ou por boletos, por exemplo. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através do portal Fies Seleção. Porém, os requisitos previstos são:

  • Ser um candidato de alguma das edições do Enem, a partir de 2010;
  • Possuir uma nota nas provas igual ou superior a 450 pontos, com base na média aritmética;
  • Não ter zerado a prova de redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

As informações sobre emissão de segunda via de boletos, condições para Renegociação do Fies em 2022 e cartilha de orientação ao acesso dos estudantes está disponível no site da Caixa Econômica Federal. Além disso, pode-se solicitar atendimento personalizado em uma das unidades bancárias, ou pelos canais online.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade