Novo Enem: veja as mudanças previstas para os próximos anos

Novo Enem deverá passar por alterações a partir de 2024. Mudanças atingirão formato da prova, disciplinas, entre outros aspectos.

O Ministério da Educação (MEC) informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará por modificações. O formato da prova, das questões e até das pontuações devem ser alterados. O novo Enem deverá valer a partir de 2024.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Enem é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anualmente. A avaliação do exame ocorre em dois dias, geralmente dois domingos seguidos.

Novo Enem: principais mudanças

Entre as principais mudanças promovidas pelo MEC para o novo Enem está a composição da avaliação. Como o novo ensino médio já foi implementado nas escolas públicas e particulares, a prova irá se adaptar ao novo padrão e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Leia também

Saem as quatro divisões atuais compostas por Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias para a entrada do novo modelo.

continua depois da publicidade

O primeiro dia de prova será composto principalmente por Língua Portuguesa e Matemática, em questões interdisciplinares, que exigem conhecimentos em outras áreas. Assim, os alunos precisarão saber interpretar, ter raciocínio lógico e contextualizar as informações repassadas. Além disso, será o dia da redação.

O segundo dia será do que ficou conhecido como Itinerários Formativos, ou seja, blocos opcionais de matérias que o estudante seleciona no ensino médio. No caso, a pessoa irá escolher uma das quatro opções a seguir:

  • Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Novo Enem: mudanças nas questões e pontuações

De acordo com o MEC, o novo Enem terá modificações no formato das questões. Atualmente, a prova conta com questões de múltipla escolha e uma redação. A tendência é que haja abertura para questões dissertativas. No caso há uma recomendação para que a redação e os itens dissertativos representem cerca de 25% da nota total.

continua depois da publicidade

Além disso, existirá um incentivo para quem tenha cursado ensino técnico. No caso, esses estudantes terão um bônus na pontuação, desde que tenha relação com a área do curso superior desejado.

Especialistas temem implementação do novo Enem

Alguns especialistas da área da educação apontam que as mudanças do Enem ainda não estão totalmente claras. A divulgação das matrizes é considerada urgente para que se tenha uma noção sobre os caminhos que serão percorridos na elaboração do exame.

Parte dos educadores também possuem temores sobre o novo ensino médio, que teoricamente já está em vigor. Segundo eles, a nova forma do ensino médio ainda não foi bem adaptada em boa parte das escolas, o que pode gerar dificuldades para os alunos nas provas do novo Enem.

continua depois da publicidade

Por fim, outros defendem também a criação de uma espécie de conselho de governança, que até chegou a ser feito, mas não engrenou como deveria. No caso, ele seria composto pelas secretarias estaduais de educação, escolas públicas, particulares e representantes do Inep. A intenção é tornar as regras mais claras e todo o processo transparente e aberto ao diálogo.

Em entrevista à Agência Brasil, o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais Chico Soares, que já foi presidente do Inep, afirmou que as mudanças estão próximas e que o Enem tem responsabilidade em pautar o que é aprendido na escola, pois parte da preparação do ensino médio gira em torno do exame.

Enem digital fortalecido

O MEC também anunciou que pretende fortalecer o Enem digital, modalidade que vem ganhando força nos últimos anos e que torna a prova mais moderna, fácil de corrigir e automatizada. A avaliação é feita em computadores sem acesso à internet, em locais designados pelo MEC.

Por outro lado, o Ministério da Educação afirmou que, enquanto o serviço digital não atender todos os estudantes, a versão física (em papel) do Enem continuará funcionando normalmente. Ou seja, é provável que o Enem tradicional ainda dure alguns anos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade