Enem 2022: confira datas, horários e locais das provas deste ano

Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos próximos domingos. Saiba o cronograma e como fazer a consulta.

Neste domingo, 13, mais de 3 milhões de estudantes devem realizar a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A aplicação da prova terá duração máxima de cinco horas e meia, com redação e 90 questões objetivas referentes a linguagens e ciências humanas.

continua depois da publicidade

A segunda fase do exame acontece no domingo seguinte, 20. Programe-se e confira a seguir todos os detalhes sobre etapas, horários e locais de prova do Enem 2022.

Enem 2022: datas e horários

enem, prova do enem, inscrição no enem

Enem 2022. Imagem: montagem/Pexels – Canva Pro

Leia também

Nos dois dias do exame, os portões serão abertos ao meio-dia, com início das provas às 13h30. A saída da sala com o caderno de questões só será permitida nos 30 minutos finais de prova:

Dia 1 – 13/11, domingo

  • Abertura dos portões: 12h;
  • Fechamento: 13h;
  • Início da prova: 13h30;
  • Término: 19h;
  • Conteúdo programático: redação + 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, conforme escolha na inscrição) + 45 questões de ciências humanas.

Dia 2 – 20/11, domingo

  • Abertura dos portões: 12h;
  • Fechamento: 13h;
  • Início da prova: 13h30;
  • Término: 18h30;
  • Conteúdo programático: 45 questões de matemática + 45 questões de ciências da natureza.

Para evitar cenas comuns em todos os anos, quando muitos candidatos não conseguem chegar a tempo e perdem o direito de fazer o exame, a orientação do Inep é sempre chegar com antecedência.

continua depois da publicidade

Outra recomendação é imprimir o cartão de inscrição para levar ao local. É obrigatória a apresentação de algum documento de identificação oficial com foto: RG, e-Título ou Carteira Nacional de Habilitação.

Enem Digital 2022

Enem Digital 2022: veja regras e diferenças em relação ao impresso

Enem Digital. Imagem: Pexels – Canva Pro

Quem optou pelo Enem Digital, modalidade que este ano chega à terceira edição, terá os mesmos horários e datas previstas para a prova impressa, além de conteúdo idêntico. A modalidade também é aplicada presencialmente, em locais indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

continua depois da publicidade

Locais de prova do Enem 2022

O candidato deve consultar o local de realização do exame no próprio cartão de confirmação da inscrição, disponível no site do Inep.

Como o portal pode apresentar instabilidades em decorrência do volume de acessos simultâneos, é indicado que os vestibulandos realizem essa consulta com antecedência, o que vale tanto para o Enem tradicional como para a modalidade digital.

Além do local, o documento apresenta informações como idioma escolhido para a prova de língua estrangeira, datas do exame e solicitações de atendimento especializado, se for o caso.

continua depois da publicidade

Perdi o Enem: posso fazer o exame novamente?

Quem chegar atrasado não poderá realizar a prova em outra data ou local. A reaplicação do exame em data posterior só é permitida em casos excepcionais e devidamente comprovados pelo candidato, a exemplo de doenças infectocontagiosas como Covid-19, coqueluche, difteria, rubéola, sarampo e tuberculose. Nesses contextos específicos, o pedido de reagendamento estará sujeito à análise do Inep, caso a caso, e deverá ser solicitado no prazo máximo de cinco dias úteis após a última prova.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade