Novo RG (CIN) pode ser suspenso em todo o país; entenda o motivo

A suspensão do novo RG foi solicitada após entidades perceberem que algumas informações obrigatórias da CIN podem gerar constrangimentos.

Uma ação civil pública foi protocolada pedindo que o novo RG seja suspenso porque seu formato pode causar constrangimento para algumas pessoas. Oficialmente chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), o documento determina a inclusão de informações como nome registro, nome social e sexo na mesma página da cédula.

De acordo com a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos), isso pode abrir “margens para violências diversas, humilhações e tratamentos degradantes devido à cultura de ódio transfóbico que vivemos no Brasil”.

Emissão do novo RG pode ser suspensa

No início da segunda quinzena do mês de outubro, entidades LGBTQIA+ entraram com processo na 13ª Vara Federal Cível da SJDF (Seção Judiciária do Distrito Federal). A ação contra a União solicita que a emissão da CIN seja paralisada. A principal razão é a inclusão da informação de “sexo” no documento.

Segundo as Associações, a obrigatoriedade em indicar esse dado no novo RG pode causar constrangimentos para pessoas transexuais e travestis. “É um problema porque vai acabar constrangendo quando a pessoa se apresentar com o documento e estar ali uma incongruência no sexo”, afirmou Keila Simpson, presidente da Antra.

Tanto a Antra como a ABGLT concordam em não haver necessidade administrativa ou burocrática em informar o sexo de uma pessoa na carteira de identidade.

Isso porque outros documentos, como o Título de Eleitor, não utilizam essa informação. As Associações explicam que isso pode expor quem é trans e não tem o nome retificado.

Por sua vez, a inclusão do nome social é considerado um avanço no reconhecimento das pessoas que se identificam como transexuais e travestis. No entanto, a ação segue correndo pedindo a suspensão do novo RG, com o objetivo conseguir fazer com que o governo dialogue com a comunidade LGBTQIA+.

“Nós temos organizações da sociedade civil no Brasil inteiro que poderiam ser chamadas para debater esse assunto, para discutir qual a melhor maneira de fazer esse documento. E não pessoas do governo, em uma sala fechada, decidirem o que vão fazer sem ouvir quem vai se constranger, quem vai ser discriminado”, pontuou Keila Simpson.

Entenda como ficou definida a CIN

O decreto que estabelece a Carteira de Identidade Nacional define que o número de registro geral será o mesmo do CPF, unificando os documentos. O formato da cédula também será um só em todo o território nacional, diferentemente da versão antiga, em que cada estado pode emitir com design próprio.

Além disso, outras mudanças foram implementadas no novo RG, como a emissão em papel ou cartão de plástico. Também há a inclusão de:

  • QR Code de validação;
  • Código MRZ para leitura das informações por meio de equipamentos;
  • Validade conforme a faixa etária do titular.

Confira a imagem a seguir:

novo rg, novo documento de identidade, novo modelo de rg
Foto: Reprodução / Governo Federal – Decreto 10.977/22

A instauração da CIN deve ser feita de maneira gradual ao longo de 10 anos. Dessa maneira, a partir de 2032, toda a população brasileira já deve obrigatoriamente portar o formato atualizado da carteira de identidade.

A emissão do novo RG já foi iniciada em alguns estados e pode ser suspensa conforme o andamento da ação da Antra e da ABGLT.

Leia também

você pode gostar também

Salário mínimo subiu para R$ 1,7 mil NESTE estado; entenda o reajuste

O reajuste do salário mínimo em um estado brasileiro específico faz parte de uma política regional que permite com que os governos estaduais realizem atualizações próprias na remuneração mensal. Porém, as quantias estabelecidas seguem o…

Novo RG: quem precisa emitir? Veja prazo

O novo RG, ou carteira de identidade nacional (CIN), é um documento moderno de identificação, cujo objetivo é fornecer mais segurança e praticidade aos brasileiros.

CNH: estas 5 leis de trânsito estão valendo e motorista precisa ficar atento

Resolução estabeleceu 5 leis de trânsito que começaram a ser válidas a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Sendo assim, os motoristas precisam ficar atentos às novas regras para não arriscarem cometer infrações.

Previsão de chuvas intensas em 548 cidades, alerta o Inmet

Mais 548 cidades devem sofrer a ação das chuvas intensas nessa segunda-feira (27/03). Saiba mais sobre a previsão e quais são as recomendações do Inmet.

Suspensão da CNH por dívidas não se aplica a ESTE grupo, diz projeto

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados que estabelece a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) inclui um grupo como exceção. Porém, a medida depende da aprovação em outras instâncias legislativas.

Cartão de crédito Caixa Tem não cobra anuidade; veja como solicitar

Além de não ter cobrança de anuidade e diversos outros benefícios, o produto financeiro pode ser solicitado de forma online, via aplicativo; veja como solicitar.