Inscrições no Prouni começam em agosto; veja quem poderá participar

Aqueles que participaram das duas últimas edições do Enem poderão fazer suas inscrições no Prouni e pleitear bolsas de estudo de até 100%.

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e/ou 2021 poderá pleitear bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Segundo o calendário divulgado pelo ministro da Educação, Victor Godoy, o período de inscrições no Prouni será aberto em agosto.

continua depois da publicidade

As oportunidades são para ingresso em instituições particulares de ensino superior que abrirão vagas para o segundo semestre de 2022. Os estudantes aprovados receberão, pelo menos, 50% de desconto nas mensalidades. Os demais detalhes sobre a seleção ainda serão divulgados em edital oficial.

Como fazer inscrição no Prouni 2022.2

Os interessados em pleitear as vagas em universidades privadas precisam se candidatar pelo portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC). O site reúne informações dos programas de entrada no ensino superior, como o Fies que também tem data de participação para o próximo mês.

No caso do Prouni, as inscrições ficarão abertas entre 01 e 04 de agosto e deverão ser realizadas pela internet, seguindo os passos abaixo:

continua depois da publicidade
  1. Entrar no portal Acesso Único;
  2. Selecionar o ícone do programa;
  3. Clicar no botão de inscrição;
  4. Fazer login com CPF e senha cadastrados no Gov.BR;
  5. Seguir as demais instruções do sistema.

Vale ressaltar que o procedimento completo será informado no edital. Por enquanto, o site ainda não liberou o botão para os candidatos se inscreverem e ainda consta as informações do calendário referente ao primeiro semestre de 2022.

Quem pode participar do Prouni

O Programa Universidade para Todos garante bolsas integrais (100% da mensalidade) ou parciais (50% da mensalidade) para quem cumprir todos os requisitos. Para participar em 2022, é necessário ter:

continua depois da publicidade
  • Realizado o Enem de 2020 ou 2021;
  • Obtido nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem;
  • Tirado nota superior a zero na redação.

Além disso, as inscrições no Prouni requerem que o candidato tenha feito o ensino médio:

  • Totalmente em escola pública; ou
  • Totalmente em escola particular com bolsa integral;
  • Parte em escola pública e parte em escola particular na condição de bolsista integral.

Outros dois grupos incluídos são pessoas com deficiência (PcD) e professores do ensino básico da rede pública que estão na ativa. De acordo com as novas regras, estudantes que cursaram todo o ensino médio em instituição privada sem bolsa também podem se inscrever.

Leia também

você pode gostar também

Google oferece cursos on-line e gratuitos pela plataforma Google Ateliê Digital

O Google oferece várias opções de especialização para aqueles interessados em impulsionar sua carreira por meio do Ateliê Digital.

Encceja 2023: qual conteúdo estudar para a prova?

O Encceja 2023 ocorrerá no dia 27 de agosto. Daqui até lá, os candidatos devem estudar o conteúdo das provas destinado ao nível de ensino para o qual deseja obter o certificado.

MEC: cursos on-line e gratuitos são ofertados pela plataforma Aprenda Mais

O Ministério da Educação (MEC), por meio da plataforma Aprenda Mais, está oferecendo cursos on-line e gratuitos em mais de 12 áreas, incluindo Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios e Segurança. Todas as formações oferecem certificado no…

SENAI oferece mais de 200 cursos on-line e gratuitos à distância

Cursos oferecidos pelo SENAI são para diversas áreas ligadas ao conhecimento. Inscrições são gratuitas e as aulas acontecem no formato EAD; veja como se inscrever e cursar alguma das oportunidades.

SEBRAE oferece mais de 300 cursos on-line e gratuitos; Veja como se cadastrar

São mais de 300 cursos que podem ser feitos de maneira online e de forma gratuita. Oportunidades contemplam várias áreas; veja como se cadastrar.

Encceja 2023: inscrições abertas; Veja como se cadastrar

O Encceja é um exame nacional que permite que os cidadãos possam acessar seus diplomas de conclusão do ensino fundamental e médio. Saiba como se cadastrar.