Calendário Prouni e Fies: veja datas confirmadas para inscrição em 2022

Inscrições para o segundo semestre do Prouni e Fies serão realizadas no mês de agosto. Confira os detalhes na matéria.

O atual ministro da Educação, Victor Godoy, divulgou nesta quinta-feira, 21 de julho de 2022, o calendário de inscrições do Prouni e Fies. O anúncio foi realizado durante live do presidente Jair Bolsonaro, e as inscrições poderão ser realizadas diretamente no site do Ministério da Educação.

O ministro informou ainda que haverá aumento do teto do Fies para o curso de medicina, que passará a 22,8%. Isso quer dizer que o valor máximo da mensalidade passa de R$ 7.100 para R$ 8.800.

É importante lembrar, por outro lado, que o Prouni oferece bolsas de estudo, integrais ou parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

Já o Fies disponibiliza financiamento aos estudantes em cursos superiores não gratuitos, com juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Para acessar os programas, no entanto, é preciso atender uma série de requisitos.

Calendário Prouni e Fies: inscrições

A inscrição do Programa Universidade para Todos (Prouni) será iniciada no dia 1º e seguirá até 4 de agosto de 2022. O Prouni é voltado aos estudantes de baixa renda. Dependendo da nota, a pessoa consegue uma bolsa integral ou no valor de 50% em uma instituição particular. A faculdade precisa ser credenciada com o governo.

Para concorrer a uma bolsa do Prouni o solicitante precisa ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio, tanto em 2020 quanto em 2021.

Já as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vão de 9 a 12 de agosto de 2022. Para participar desse programa, o candidato precisa ter renda familiar mensal bruta, per capita, de até três salários mínimos, além nota igual ou superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação.

Enem 2022

Uma coisa em comum dos dois programas do Governo Federal é a necessidade de ter feito o Enem dos anos anteriores. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 seguirá o mesmo modelo do anterior, contando com avaliações impressas e digitais.

Conforme o calendário do Inep, organizador do vestibular, as provas do Enem 2022 estão previstas para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Tanto a versão impressa como a versão digital serão constituídas por 90 questões objetivas em cada dia do exame.

Além disso, no primeiro dia os candidatos serão avaliados também por uma redação dissertativa, que deverá ser escrita seguindo o tema proposto e os textos da coletânea. As provas do Enem 2022 serão compostas da seguinte maneira:

  • 1º domingo, 13 de novembro: 45 questões de Linguagens e 45 questões de Ciências Humanas e Redação.
  • 2º domingo, 20 de novembro: 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.

Leia também

você pode gostar também

Prouni 2022: começa inscrição para o 2º semestre; saiba como participar

Inscrições do Prouni poderão ser feitas até o dia 04 de agosto. Programa oferece bolsas para instituições de nível superior particulares.

Inscrições no Prouni começam em agosto; veja quem poderá participar

Aqueles que participaram das duas últimas edições do Enem poderão fazer suas inscrições no Prouni e pleitear bolsas de estudo de até 100%.

Cursos online gratuitos do Senac: veja como se inscrever nas opções

Cursos online e gratuitos do Senac oferecem diversas opções de conhecimento aos alunos. Confira como se registrar.

Cursos online e gratuitos do Google: veja 26 opções abertas e saiba se inscrever

Empresa oferece cursos na área de marketing, dados e qualificação profissional com certificação e diferentes níveis de dificuldade.

Harvard lança mais de 150 cursos online e gratuitos; veja como fazê-los

Com opções em 11 áreas, a maioria das aulas é em inglês, mas possui alternativa com legendas em português.

Eurofarma tem 550 vagas em cursos gratuitos para Enem; saiba se inscrever

Jovens de todo o país podem se inscrever e participar dos cursos gratuitos da Eurofarma como forma de se preparar para o Enem.