Quando serão as provas do Enem 2022? Veja datas previstas

Assim como as edições passadas, o Enem 2022 está previsto para acontecer no mês de novembro dividido em dois domingos.

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) de 2021 foram liberados no mês de fevereiro e muitos estudantes já querem saber quando acontecerá a próxima edição. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro.

continua depois da publicidade

As datas já haviam sido informadas pelas redes sociais do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e confirmadas em portaria divulgada no Diário Oficial da União (DOU). Para quem se encaixa no grupo de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), a avaliação tem cronograma especial. Esses farão prova nos dias 13 e 14 de dezembro.

 Como vai funcionar o Enem 2022?

O Enem 2022 seguirá o mesmo sistema das edições anteriores, tendo dois domingos de prova com 90 questões objetivas cada. Além disso, os candidatos precisam escrever uma redação dissertativa sobre o tema atual que for proposto. A avaliação fica dividida da seguinte forma:

Leia também
  • 1º domingo: 5h30 para redação, 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas;
  • 2º domingo: 4h30 para 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.

O resultado poderá ser usado para ingresso em várias universidades públicas do país por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As notas também servirão como parâmetro para conseguir bolsas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamentos pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

continua depois da publicidade

Enem deve ganhar novo formato em 2024

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou algumas mudanças no formato do Enem, instituindo um novo modelo para 2024. O parecer com as normas foi aprovado nesta segunda-feira (14/03) e deve seguir o mesmo tempo de implantação do novo Ensino Médio.

Isso porque o sistema de ensino está passando por processo de adaptação. Em 2022, os alunos do 1° ano do Ensino Médio já ingressaram na nova grade. Esses vão compor a turma de 3° ano em 2024, dando início às edições do Enem em formato atualizado. De acordo com o CNE, o Exame acontecerá da seguinte forma:

continua depois da publicidade
  • 1ª etapa: redação e questões de formação geral (sem divisão por disciplina e mais interpretativas);
  • 2ª etapa: questões mais voltadas para a área de conhecimento escolhida pelo estudante (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens ou matemática).

Uma das ideias aprovadas é a inclusão de perguntas discursivas no Enem para verificar as habilidades e competências desenvolvidas pelo aluno. Em entrevista ao G1, a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães, disse que "é uma grande mudança, principalmente a segunda etapa, porque cada aluno vai poder escolher uma área que corresponda ou esteja mais próxima ao curso que ele quer ingressar".

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade