SiSU, Fies e Prouni 2022: entenda principais regras dos programas

Se você está na dúvida entre o SiSU, Fies e Prouni 2022, precisa entender o seguinte: todos os três programas têm suas vantagens e peculiaridades.

Acabou de concluir o ensino médio, teve uma boa nota no Enem e deseja conquistar uma vaga em alguma universidade? Vamos te mostrar como funciona e as principais regras do SiSU, Fies e Prouni 2022, que são os três programas do governo federal que podem fazer o seu sonho se tornar uma realidade.

continua depois da publicidade
Leia também

Chegou a hora de ficar por dentro desse assunto.

O que é e como funciona o SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), é uma iniciativa governamental gratuita e amplamente usada em todo o Brasil. O seu objetivo é selecionar estudantes para as vagas disponíveis em universidades públicas através da nota do Enem.

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2021 e não zeraram a prova de redação, por sua vez, estão aptos a participar da seleção do SiSU. Dependendo do curso escolhido (podem ser duas opções), existe uma nota de corte, que pode ser consultada na hora da inscrição do candidato.

continua depois da publicidade

Quanto mais disputado for o curso em questão, maior será a nota de corte. Se porventura você for selecionado para uma das vagas disponíveis em um dos cursos escolhidos, basta se dirigir até a faculdade levando toda a documentação exigida e fazer a sua matrícula.

O que é e como funciona o Prouni 2022?

Esse é outra iniciativa criada pelo governo federal. O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem o objetivo de oferecer bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) para alunos de baixa renda em diversos cursos de graduação nas faculdades particulares localizadas em todo o território nacional.

continua depois da publicidade

Você fez o Enem em 2021, obteve a pontuação mínima de 450 pontos e não teve nota zero na prova de redação? Então, está apto a participar. Além disso, a renda familiar do candidato não poderá ser maior do que três salários mínimos por pessoa.

Outra exigência do Prouni 2022 é que o aluno tenha estudado todo o Ensino Médio em escola pública ou que tenha sido bolsista integral em instituição de ensino privada. Basta fazer a inscrição pela internet e aguardar o resultado da seleção.

O que é e como funciona o Fies?

Já o Fies (Financiamento Estudantil) é destinado para alunos de baixa renda que estudam em universidades particulares e que precisam de um auxílio do governo para arcar com os custos das mensalidades. Para conseguir esse financiamento, o principal fator relevante é a renda familiar, já que o aluno precisa pagar todo o financiamento após 18 meses da conclusão do curso.

continua depois da publicidade

Se você fez o Enem de 2010 em diante, obteve nota média superior a 450 pontos e não zerou a prova de redação, por sua vez, também está apto a participar do Fies. Além dessas exigências, a renda mensal familiar do aluno não pode ser superior a 2,5 salários mínimos por pessoa.

O cadastro pode ser feito pela internet e a seleção tem diversas etapas. Todas as informações inseridas no sistema no momento da inscrição precisam ser comprovadas, para o aluno conseguir o Fies.

Qual deles é o mais vantajoso?

Se você está na dúvida entre o SiSU, Fies e Prouni 2022, precisa entender o seguinte: todos os três programas têm suas vantagens e peculiaridades. Por exemplo, podemos destacar que a principal vantagem do SiSU é a maior chance de estudar em uma universidade pública usando a sua nota do Enem. Em contrapartida, a nota de corte costuma ser alta, por causa da concorrência acirrada.

O Prouni conta com a vantagem de estudar em uma boa faculdade privada totalmente de graça, desde que o aluno seja bolsista integral. Mas, para conseguir a tão sonhada bolsa de estudos, o candidato deve cumprir todas as exigências do programa (já descritas nesse post) e comprovar todas elas.

Já o Fies também pode ser interessante, apesar de ser o mais oneroso de todos, já que o aluno precisa pagar todo o curso depois que se graduar. Mas em compensação, o Financiamento Estudantil, apesar das suas exigências que precisam ser cumpridas, não tem a concorrência cada vez maior do Prouni 2022 e do SiSU.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade