O Cartão Cidadão permite que milhões de brasileiros tenham acesso, de uma forma simples e rápida, a diversos benefícios trabalhistas e sociais. Mas a grande questão é que muita gente ainda desconhece esse recurso, não sabe quem tem direito ao Cartão Cidadão e até como criar a senha.
Por isso, elaboramos esse post que vai esclarecer essas e outras dúvidas sobre esse assunto.
O que é o Cartão Cidadão?
O Cartão Cidadão é um importante recurso que visa facilitar o acesso a todos os benefícios trabalhistas e sociais que são pagos pelo governo federal a todos os cidadãos. Através do Cartão Cidadão, é possível fazer saques em locais que são previamente autorizados pela Caixa Econômica Federal, em todo o território nacional.
De posse de um documento de identificação oficial com foto recente, do Cartão Cidadão e da senha de acesso (que precisa ser previamente cadastrada), o cidadão poderá receber todos os benefícios sociais em casas lotéricas, terminais eletrônicos da Caixa e nos correspondentes Caixa Aqui.
Mas para que serve o Cartão Cidadão?
Como dissemos anteriormente, o principal objetivo desse dispositivo é facilitar o recebimento dos benefícios trabalhistas (FGTS, abono salarial e seguro-desemprego) e sociais, como o Auxílio Gás e Auxílio Brasil, por exemplo.
Além disso, o Cartão Cidadão também permite que o trabalhador:
- Faça consultas em suas contas do FGTS;
- Saiba se terá, ou não, direito a receber abono salarial relativo a um determinado período;
- Obtenha informações sobre as suas parcelas do seguro-desemprego e até se vai, ou não, receber os rendimentos do PIS (Programa de Integração Social).
É importante deixar claro que, após a conclusão do cadastro, o cidadão pode fazer consultas diversas mesmo se não estiver com o Cartão Cidadão em mãos. Através do site da Caixa Econômica Federal, é possível ter acesso a diversos tipos de serviços sem a necessidade de estar portando o cartão físico.
A quem o Cartão Cidadão se destina?
Toda pessoa que tem benefícios sociais ou trabalhistas a receber pode solicitar o seu Cartão Cidadão. Mesmo que o indivíduo não tenha conta em nenhum banco público (como CEF e Banco do Brasil), mas recebe algum tipo de benefício do governo, ele tem direito de solicitar esse recurso.
Vale lembrar que, caso o cidadão tenha uma conta aberta na Caixa Econômica Federal em seu nome (seja corrente ou poupança), não precisará solicitar o seu Cartão Cidadão, já que todos os pagamentos dos benefícios serão creditados nela.
Mas o Cartão Cidadão somente será disponibilizado para as pessoas que realmente precisem sacar os seus benefícios sociais ou trabalhistas. Além disso, todas as informações pessoais, como endereço e telefone de contato, devem estar sempre atualizadas junto ao banco pagador (CEF).
Como solicitar o meu Cartão Cidadão?
A solicitação do Cartão Cidadão é bem simples. Basta fazer uma ligação para o número 0800 726 0207, seguir as orientações e solicitá-lo. Mas, caso o usuário prefira, o pedido também pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal mais próxima de onde mora.
É preciso ter o número do NIS/PIS/PASEP para que a solicitação da primeira via do Cartão Cidadão seja devidamente concluída. O interessado não terá nenhum custo com a confecção do seu Cartão Cidadão.
Além disso, ele pode escolher entre recebê-lo em sua casa via correio ou retirá-lo na agência da Caixa previamente escolhida. Em casos de roubo, perda ou danos no cartão, é possível solicitar a segunda via por telefone ou pessoalmente em qualquer agência.
Como cadastrar a senha de desbloqueio?
Depois que o beneficiário receber o seu Cartão Cidadão em casa, por exemplo, ele vai estar bloqueado para uso imediato. Dessa forma, é necessário cadastrar uma senha de acesso, conhecida como Senha Cidadão.
É através dela que é possível ter acesso aos recebimentos dos benefícios sociais ou trabalhistas e aos demais serviços oferecidos por esse recurso.
Para cadastrar uma senha, o usuário precisa se dirigir a uma casa lotérica, ou qualquer agência da Caixa Econômica Federal, levando o seu Cartão Cidadão e um dos documentos abaixo:
- Carteira de Identidade com foto recente e legível;
- Carteira de Habilitação com foto (modelo novo);
- Carteira Profissional que indica registro em algum órgão (CRM, OAB, CREA, entre outros);
- Identidade Militar;
- Carteira Funcional;
- Passaporte com foto recente, dentre outros.
O trabalhador também pode cadastrar a senha do seu Cartão Cidadão através do teleatendimento da Caixa, por meio do telefone 0800 726 0207. Vale ressaltar que esse canal de comunicação está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h (exceto feriados nacionais), e aos sábados, das 10h às 16h.
Esperamos que as suas dúvidas a respeito do Cartão Cidadão tenham sido devidamente esclarecidas. Afinal de contas, ele é uma ferramenta necessária para receber os benefícios trabalhistas ou sociais a que você tem direito, certo?