A Caixa Econômica Federal tem uma linha de crédito especial que contempla todas as pessoas, inclusive aquelas que estão com o nome sujo. A modalidade utiliza o sistema de penhor para liberar os valores. Ao deixar um bem como garantia do pagamento, mesmo quem está negativado pode solicitar o empréstimo da Caixa.
As quantias autorizadas podem variar de R$ 50,00 até R$ 100 mil, dependendo do item penhorado. Isso porque o financiamento é definido após um servidor do banco fazer uma análise do objeto e determinar o quanto ele vale. Sendo assim, para obter o crédito, é preciso fazer a solicitação presencialmente numa agência.
Quais são os objetos aceitos no Penhor Caixa?
Antes de mais nada, é preciso entender que o bem penhorado fica guardado num cofre da Caixa enquanto estão sendo pagas as parcelas do empréstimo para negativado. Desse modo, o item só é recuperado quando o contratante quita o valor total do financiamento. São aceitos os seguintes objetos:
- Joias;
- Pratarias;
- Pedras preciosas;
- Metais nobres;
- Canetas de valor;
- Relógios;
- Diamantes lapidados;
- Pérolas verdadeiras.
Dentro dessa modalidade de empréstimo, a Caixa também autoriza que o trabalhador penhore o seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Caso você escolha essa opção, os valores do FGS ficarão bloqueados até a última parcela ser paga. Com as garantias de pagamento, a Caixa não faz análise nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.
Como solicitar o empréstimo Caixa para negativados?
A contratação do Penhor Caixa deve ser feita presencialmente numa das agências bancárias que oferecem o serviço. Por isso, o primeiro passo é verificar qual é a unidade mais próxima que tem essa modalidade de crédito. A consulta é feita pelo site da instituição, selecionando estado, município e o tipo de atendimento solicitado.
Depois disso, o interessado em obter o empréstimo da Caixa para negativado deve ir à agência portando:
- Documento de identidade oficial com foto (RG ou CNH);
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Item que quer penhorar.
O próximo passo é informar um atendente que quer o crédito por meio de penhor. Nesse momento, será necessário entregar o objeto para a análise, que leva em consideração:
- Valor de mercado;
- Tipo de produto;
- Estado de conservação.
O servidor da Caixa irá determinar o valor do empréstimo e o prazo de pagamento, que pode variar de 30 a 180 dias. O programa conta com taxa de juros de 2,25% ao mês. Após a assinatura, o item fica em posse do banco e o dinheiro é depositado na conta do trabalhador.
A principal vantagem dessa modalidade é o acesso ao dinheiro de forma rápida e facilitada. As parcelas devem ser quitadas presencialmente na mesma agência em que o financiamento foi pedido. Caso o solicitante atrase os pagamentos, poderá arcar com multas definidas no contrato.
É possível consultar o contrato pela internet?
O cliente que quiser verificar os detalhes da contratação depois de assinada, pode fazer consulta pelo site do banco. Basta ir no botão laranja “Acessar minha conta” e fazer login, usando CPF e senha cadastrados. Já para aqueles que quiserem renovar o crédito, basta realizar o procedimento:
- No site de Consulta e Renovação de contratos;
- Pelo telefone 0800 104 0104, opção 3 e depois opção 2 2;
- Pelo WhatsApp CAIXA 0800 104 0 104, opção 4;
- Nos terminais de autoatendimento da instituição.
Outras dúvidas sobre o empréstimo para negativados podem ser sanadas pela central de atendimento da Caixa:
- 4004 0104, no caso de capitais e regiões metropolitanas;
- 0800 104 0104 para demais regiões.
Os serviços telefônicos são totalmente gratuitos.