O que é o Serasa Score? Entenda para que serve esta pontuação

Brasileiros podem acessar o Serasa Score por meio do site e do aplicativo da instituição.

Em primeiro lugar, o Serasa Score consiste em uma importante ferramenta que ajuda as empresas na concessão de crédito aos brasileiros. Sendo assim, funciona com base numa pontuação que varia de 0 a 1000, considerando uma série de fatores financeiros a respeito da vida do consumidor.

Leia também

Através desse valor de referência, as empresas decidem se irão conceder mais ou menos crédito aos clientes. No geral, as instituições financeiras, imobiliárias, companhias que trabalham com financiamento estudantil, operadoras de internet e telefonia, e seguradoras e imobiliárias são as principais utilizadoras do Serasa Score.

Como funciona o Serasa Score?

Mais especificamente, o Serasa Score funciona como um modelo estatístico cujo cálculo é feito com base em dados cadastrais, históricos de consultas, dados negativos e positivos dos consumidores. Dessa forma, é uma ferramenta para análise de risco de crédito.

Ou seja, através desses dados as empresas podem saber se o cliente é confiável ou não do ponto de vista financeiro. A partir da referência do Serasa Score, as empresas decidem conceder maiores créditos, como valores diferentes para limite do cartão ou até financiamentos mais avançados, porque sabem que o cliente será capaz de pagar.

A variação de até 50 pontos no Serasa Score é comum, porque o mercado analisa principalmente o perfil financeiro e a faixa de risco do cliente, e não somente as variações. Sendo assim, é fundamental manter-se dentro da faixa de risco, ou evoluir para uma melhor.

De acordo com a Serasa, uma pontuação excelente é de 701 a 1000, enquanto uma boa pontuação varia entre 501 e 700. Por via de regra, as instituições que consultam essas informações valorizam os brasileiros que possuem Cadastro Positivo e ativo, mas também que pagam seus compromissos em dia.

O que é o Cadastro Positivo?

O Serasa Score 2.0 consiste em uma nova pontuação de crédito, que utiliza um método diferente para a realização dos cálculos relacionados à vida financeira dos brasileiros. Nessa versão, o Cadastro Positivo tem grande influência, e consiste em um banco de dados que traz informações diferenciadas, como tipo e duração de contratos de crédito, por exemplo.

Além disso, outros dados, como o perfil de pagamento, se o consumidor paga suas contas em dia, se existem dívidas em atraso ou histórico de negativação do CPF fazem parte dessa análise. Apesar disso, informações como contas de água, luz e telefone não influenciam o cálculo.

Atualmente, somente instituições financeiras participam do envio de dados para cálculo do Serasa Score, de modo que somente essas informações influenciam na pontuação de crédito. Porém, a previsão é que essas contas e despesas básicas sejam consideradas na relação no futuro.

Como consultar o Serasa Score?

Os brasileiros podem acessar o Serasa Score por meio do site e do aplicativo da instituição. Em todos os casos, basta informar o CPF ou realizar o cadastro, caso seja o primeiro acesso.

Posteriormente, o sistema irá emitir um relatório resumido das informações financeiras que existem no sistema atualmente.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.