É possível descobrirem o CPF apenas pelo meu nome? Entenda aqui

A consulta do CPF serve para verificar informações como inadimplência ou valores pagos a alguém pelo governo.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um registro do cidadão emitido pela Receita Federal (RF) e dá acesso a uma série de serviços. Além disso, esse número ainda reúne da pessoa, servindo para identificar irregularidades, como dívidas. Mas é possível fazer uma pesquisa e descobrir o CPF apenas pelo nome?

Antes de entender mais sobre isso, é preciso saber que a falta desse cadastro ou problemas em relação a ele podem causar uma série de impedimentos. Por exemplo, quem não tem esse número não pode abrir conta bancária, solicitar cartão de crédito, nem se inscrever em concursos públicos.

É possível descobrir CPF pelo nome da pessoa?

como verificar se o CPF está sendo usado por outros
Foto: Isadora Tristão / Concursos no Brasil

Consultar o CPF é um procedimento bastante comum para verificar dados, como histórico de pagamentos, por exemplo. Assim é possível verificar se a pessoa quita suas contas em dia ou se está inadimplente. No entanto, para pesquisas assim, é preciso saber qual é o número de registro da pessoa.

Apesar de não ser uma busca simples e corriqueira, é possível sim descobrir o CPF de alguém apenas pelo nome. No entanto, essa consulta é restrita, burocrática e deve ser feita por meios legais. Por isso, existem apenas duas maneiras de fazer essa pesquisa:

  • Por meio da Receita Federal: você precisa ser representante legal, judicial ou procurador do titular do CPF. É preciso entrar com uma ação judicial requerendo o dado, embasando o pedido com justificativa. Se for aceito, a própria RF irá entregar as informações;
  • Sendo empresa conveniada a birôs de crédito: nesse caso, a pessoa física pode descobrir o CPF de alguém pelo nome do cidadão apenas para análise de crédito. As informações obtidas não podem ser repassadas para consumidores.

Caso você queira pesquisar alguma informação, como o recebimento de algum valor pago pelo governo, é possível utilizar o Portal da Transparência. Na página online, você pode fazer a busca por meio do CPF, nome completo ou Número de Identificação Social (NIS) da pessoa.

Lá, você vai encontrar o nome completo da pessoa numa lista com outros nomes similares. Logo abaixo, você verá o número do CPF de cada uma delas censurado com asteriscos (*) no lugar de alguns algarismos. Então, é só clicar em quem você quer consultar e verificar as informações.

Consulta do CPF mostra se eu tenho nome sujo?

Quando um cidadão deixa de arcar com alguma conta ou atrasa o pagamento, o CPF dele é inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Nesses casos, a pessoa é notificada para poder regularizar sua situação e evitar problemas futuros. Se você não sabe se está com o nome sujo, pode fazer uma busca rápida na internet.

Algumas entidades, como o Serasa, permitem que você verifique qual é o seu status cadastral. Para isso, você precisa seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site do Serasa;
  2. Clique no botão “Consultar CPF grátis”;
  3. Informar CPF e senha ou criar uma nova conta.

Assim é possível ver quais são as suas contas em aberto e se tem como fazer negociação da dívida. Já quem está interessado em consultar o CPF de outra pessoa precisa pagar.

Leia também


você pode gostar também

Afinal, pode ter concurso em ano eleitoral? Veja mitos e verdades

Apesar do que se pensa popularmente, a execução de concursos públicos e a nomeação dos candidatos pode acontecer em ano eleitoral, dentro de parâmetros específicos na lei.

Emissão do novo RG será gratuita para todos? Veja regras do governo

O documento já começou a ser emitido no Rio Grande do Sul, e neste mês, será oferecido ao Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.

Não recebeu a restituição do IR? Confira o que pode ter acontecido

Os contribuintes que não tiverem a restituição liberada poderão estar inseridos na malha fina da Receita Federal, sendo fundamental conferir qualquer inconsistência nos dados.

CNH gratuita pode virar realidade em 2022? Veja o que se sabe até então

Ainda não há previsão de aprovação do Projeto de Lei que desobriga os cidadãos a cursarem as aulas teóricas e práticas nas autoescolas, mas a negociação será individual.

Novo golpe está sendo aplicado em aposentados; saiba se proteger

O golpe é aplicado por meio da prova de vida, solicitando informações dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Posso levar multa com CNH provisória? Veja as regras oficiais

Ao fim do processo para tirar a CNH, o condutor aprovado recebe a habilitação provisória. Somente após um ano, o motorista pode pegar o documento definitivo.