Resultado do Encceja já tem prazo para ser divulgado; confira a data

Governo anunciou que resultado do Encceja sai em breve. Cerca de 547 mil pessoas que fizeram o exame saberão se foram aprovadas.

O governo federal divulgou o dia no qual o resultado do Encceja será apresentado aos candidatos. Cerca de 547 mil pessoas fizeram as provas, que ocorreram no dia 28 de agosto de 2022.

Vale lembrar que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo fornecer certificado de ensino médio ou fundamental aos aprovados na prova.

A organização é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo que a participação no Encceja é gratuita.

Quando sai o resultado do Encceja 2022

Segundo o governo federal, o resultado do Encceja será divulgado no dia 22 de dezembro de 2022, no site do Encceja. Quem for aprovado, conforme prevê o edital do Encceja, poderá obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Caso a pessoa não tenha passado, poderá fazer o exame no ano que vem.

De acordo com as regras do Encceja, quem tem ao menos 15 anos de idade pode fazer a prova para obter o diploma de nível fundamental. Já quem tem 18 anos ou mais poderá solicitar pelo diploma de nível médio.

Como obter o diploma do Encceja

Após o resultado ser divulgado, os aprovados no exame poderão pedir pelo certificado. A emissão dos diplomas é feita pela Secretaria Estadual de Educação, no local que a pessoa reside. Institutos federais também podem lançar os documentos, mas são restritos aos de ensino médio.

Para obter o diploma, é preciso seguir os passos abaixo:

  • Conferir o resultado do Encceja e ver se foi aprovado no exame;
  • Verificar qual o é o Instituto Federal (IF) ou qual prédio da Secretaria de Educação que é responsável pela emissão de diploma;
  • Ir até o local escolhido e pedir pela emissão;
  • No momento da emissão é necessário estar com o documento de identidade, CPF, número de inscrição no exame e resultado da prova;
  • O diploma será emitido conforme as regras da Secretaria ou Instituto Federal. O serviço é gratuito.

Vale ressaltar que existem locais que emitem o certificado de forma online. Por isso, recomenda-se que o interessado entre em contato com o órgão responsável.

Como foi a prova do Encceja

Como informado, a aplicação das provas do Encceja foi em 28 de agosto. A avaliação ocorreu nos 26 estados e no Distrito Federal. Os candidatos são submetidos a uma prova objetiva e uma redação. As avaliações são diferentes, sendo uma para ensino médio e outra para nível fundamental:

Ensino fundamental

Veja o que foi cobrado para nível fundamental:

  • Ciências naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • História e Geografia.

Ensino médio

Agora, observe o que caiu na prova de quem queria obter o certificado nível médio:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias.

Redações do Encceja

Os temas das redações também foram diferentes, variando conforme o nível de escolaridade. Para quem fez a prova de nível fundamental, o tema foi “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”.

Por outro lado, a redação de nível fundamental cobrou o seguinte tema: “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”.

Leia também

você pode gostar também

Governo Federal oferece curso sobre Previdência Privada

Curso sobre previdência privada ofertado pelo governo federal é gratuito. Participante poderá obter um certificado de conclusão.

MEC oferece cursos online gratuitos de qualificação; saiba se inscrever

Oportunidades são direcionadas para diferentes áreas do conhecimento e pretendem capacitar pessoas interessadas.

Fies: projeto amplia prazo para o pagamento de dívidas pendentes

O PL 3016/22 que visa estender o prazo para a renegociação das dívidas do Financiamento Estudantil (Fies), tramita em caráter conclusivo e passa por análise na CE, CFT e CCJ.

Provas do Encceja já têm data para 2023; confira o calendário completo

As provas do Encceja, exame que oferece certificação de conclusão do ensino fundamental e médio, já têm data para 2023. Confira o cronograma e mais informações sobre o programa.

Inscrições do SiSU 2023 acontecerão em fevereiro; veja o cronograma

As inscrições do processo seletivo do SiSU 2023 devem acontecer em fevereiro, após antecipação do cronograma pelo MEC. Confira as datas oficiais deste e dos demais programas do governo.

Fies 2023 já tem datas de inscrição para o primeiro semestre

Em novembro do ano passado, o Ministério da Educação divulgou o cronograma com as datas de inscrição do Fies 2023. A primeira etapa começa a partir do primeiro semestre.