Resultado do Encceja já tem prazo para ser divulgado; confira a data

Governo anunciou que resultado do Encceja sai em breve. Cerca de 547 mil pessoas que fizeram o exame saberão se foram aprovadas.

O governo federal divulgou o dia no qual o resultado do Encceja será apresentado aos candidatos. Cerca de 547 mil pessoas fizeram as provas, que ocorreram no dia 28 de agosto de 2022.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo fornecer certificado de ensino médio ou fundamental aos aprovados na prova.

A organização é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo que a participação no Encceja é gratuita.

Quando sai o resultado do Encceja 2022

Leia também

Segundo o governo federal, o resultado do Encceja será divulgado no dia 22 de dezembro de 2022, no site do Encceja. Quem for aprovado, conforme prevê o edital do Encceja, poderá obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Caso a pessoa não tenha passado, poderá fazer o exame no ano que vem.

continua depois da publicidade

De acordo com as regras do Encceja, quem tem ao menos 15 anos de idade pode fazer a prova para obter o diploma de nível fundamental. Já quem tem 18 anos ou mais poderá solicitar pelo diploma de nível médio.

Como obter o diploma do Encceja

Após o resultado ser divulgado, os aprovados no exame poderão pedir pelo certificado. A emissão dos diplomas é feita pela Secretaria Estadual de Educação, no local que a pessoa reside. Institutos federais também podem lançar os documentos, mas são restritos aos de ensino médio.

continua depois da publicidade

Para obter o diploma, é preciso seguir os passos abaixo:

  • Conferir o resultado do Encceja e ver se foi aprovado no exame;
  • Verificar qual o é o Instituto Federal (IF) ou qual prédio da Secretaria de Educação que é responsável pela emissão de diploma;
  • Ir até o local escolhido e pedir pela emissão;
  • No momento da emissão é necessário estar com o documento de identidade, CPF, número de inscrição no exame e resultado da prova;
  • O diploma será emitido conforme as regras da Secretaria ou Instituto Federal. O serviço é gratuito.

Vale ressaltar que existem locais que emitem o certificado de forma online. Por isso, recomenda-se que o interessado entre em contato com o órgão responsável.

Como foi a prova do Encceja

Como informado, a aplicação das provas do Encceja foi em 28 de agosto. A avaliação ocorreu nos 26 estados e no Distrito Federal. Os candidatos são submetidos a uma prova objetiva e uma redação. As avaliações são diferentes, sendo uma para ensino médio e outra para nível fundamental:

continua depois da publicidade

Ensino fundamental

Veja o que foi cobrado para nível fundamental:

  • Ciências naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • História e Geografia.

Ensino médio

Agora, observe o que caiu na prova de quem queria obter o certificado nível médio:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias.

Redações do Encceja

Os temas das redações também foram diferentes, variando conforme o nível de escolaridade. Para quem fez a prova de nível fundamental, o tema foi "O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”.

Por outro lado, a redação de nível fundamental cobrou o seguinte tema: “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade