Enem 2022: confira quando sairão os gabaritos oficiais das provas

Os gabaritos oficiais das provas sairão dentro das datas previstas no edital do Enem 2022, disponível para todos os participantes nos portais oficiais.

No último domingo (13), foi realizada a primeira etapa do Enem 2022 em todo o país. Sendo assim, os estudantes devem conferir quando sairão os gabaritos oficiais das provas para realizarem as correções preliminares.

continua depois da publicidade

Assim, poderão avaliar o próprio desempenho na primeira parte do exame e se organizar ainda melhor para a última etapa. De acordo com o calendário oficial, disponível para todos os participantes no portal do Enem, a segunda parte será realizada no próximo dia 20 de novembro.

Quando sairão os gabaritos oficiais das provas do Enem 2022?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela operacionalização do Enem 2022, os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados dentro do prazo regular. Mais especificamente, serão divulgados até o terceiro dia útil após a realização da última prova.

Leia também

Portanto, poderão ser consultados da data provável de 23 de novembro. Além disso, os Cadernos de Questões ficarão disponíveis, na aba de Provas e Gabaritos do site oficial. Neste momento, estão disponíveis as provas e gabaritos de todas as etapas anteriores, desde a prova de 1998 até 2021.

continua depois da publicidade

Por via de regra, e para fins de organização, essa página oferece as provas de cada caderno, e também o gabarito com base nas ordens das perguntas. No caso de 2021, houve a aplicação do Enem Digital, e pode-se consultar tanto a aplicação regular (presencial) quanto a aplicação digital (remota).

O Enem também atende as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) desde 2010. Neste ano, a prova será aplicada nos dias 10 e 11 de dezembro. Porém, os gabaritos oficiais das provas e os cadernos ficam disponíveis no mesmo site do Inep, mas abaixo das outras modalidades de aplicação.

continua depois da publicidade

Sendo assim, é possível estudar com base nos exames anteriores, mas também conhecer os formatos das provas. Desde 2009, o Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha e uma redação.

Mais recentemente, em 2021, o modelo do Enem Digital foi adotado, em especial pelo contexto da pandemia. Contudo, faz parte de um projeto de modernização e ampliação da acessibilidade do exame, a fim de incluir ainda mais estudantes nesse processo seletivo.

Ainda que fosse utilizado como principal instrumento de ingresso no Ensino Superior desde 2009, as mudanças nos últimos anos ampliou esse processo. Por isso, diversas instituições públicas deixaram de aplicar vestibulares próprios para utilizar o Enem como ferramenta de seleção.

continua depois da publicidade

O que você precisa saber sobre o Enem 2022?

Em primeiro lugar, o cronograma oficial do Enem 2022 estabelece a segunda etapa do exame para o dia 20 de novembro de 2022. Portanto, o próximo domingo será marcado pela realização da prova em todo o país.

Nesta etapa, os candidatos terão cinco horas para responder as 90 questões, ou seja, das 13h30 às 18h30. Em específico, são 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza, o que envolve Física, Química e Biologia.

Portanto, não há etapa discursiva, pois a redação é feita na primeira etapa, que aconteceu dia 13 de novembro. A expectativa é que os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2022 posteriormente, também pela Página de Participante.

Comumente, o resultado é divulgado nos primeiros meses de 2023, antes do início do Sisu. Sendo assim, os candidatos devem ficar atento às informações divulgadas pelos canais oficiais do Inep e do Governo Federal. Para isso, acompanhe as atualizações no site do exame.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade