Enem 2022: confira quando sairá o resultado das provas deste ano

O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado neste mês. Essa é a chance da vida de muitos estudantes brasileiros que desejam ingressar no Ensino Superior.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem) será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. São quase 3,4 milhões de candidatos inscritos que desejam ingressar em uma Universidade e dar continuidade ao sonho de ter uma profissão.

continua depois da publicidade

As provas são divididas em áreas do conhecimento e ao todo somam 180 itens (versão impressa e prova online). Assim, no primeiro dia os alunos fazem as avaliações de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia de provas, os candidatos realizam os exames de matemática e ciências da natureza.

O Enem é a porta de entrada para muitos estudantes que desejam entrar no Ensino Superior. Após a realização do exame, os candidatos aguardam a data estimada para publicação do resultado das provas deste ano.

Enem 2022

Leia também

O Exame Nacional do Ensino Médio 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. O primeiro dia conta com as provas de Linguagens e de Ciências Humanas, cada uma com 45 questões cada. Além disso, o primeiro dia é reservado para a realização da prova de Redação, de caráter decisiva para o certame.

continua depois da publicidade

No segundo dia os alunos encaram as provas de Ciências da Natureza e Matemática, também com 45 itens cada uma. O tempo de provas no primeiro dia é de cinco horas e meia; no segundo dia os alunos dispõem de apenas cinco horas para a realização do exame.

Os candidatos devem ter muita atenção aos horários, seguidos com extrema rigidez. Nesse sentido, a abertura dos portões acontece às 12h e se fecham pontualmente às 13h. As provas estão marcadas para início às 13h30. O exame se encerra às 19h e às 18h30, respectivamente e os candidatos só podem sair com as provas nos 30 minutos finais.

continua depois da publicidade

Aproveitamento das notas

As notas tiradas pelos estudantes no Enem 2022 garantem vaga em instituições de ensino superior pública ou privada, além de faculdades no exterior. Nesse sentido, podem ser aproveitadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Prouni e Fies.

Além disso, as notas do Enem podem ser aproveitadas em instituições privadas. Nesse caso o aluno não precisa realizar o vestibular da universidade, para ingressar em qualquer curso. Todavia, o aproveitamento das notas do Enem proporciona descontos nas mensalidades e bolsas para os alunos.

Aqueles que desejam ingressar em instituição no exterior, o Ministério da Educação possui acordo com universidades em Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá. Pode ser que em alguns casos a instituição peça que o candidato faça o processo seletivo.

continua depois da publicidade

Enem 2022: locais de provas

O local de realização de provas está no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível no site do Enem. A orientação da organização é que o estudante esteja no local indicado às 12h, de forma a evitar atrasos e até mesmo a perda da prova.

Todavia, no Cartão de Confirmação da Inscrição o candidato poderá consultar alguns dados, como o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do Enem 2022 e solicitações de atendimento específico.

Enem 2022: divulgação de resultados

Com as provas sendo realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, o acesso ao resultado das provas deste ano do Enem será divulgado em data posterior, disponível na Página do Participante do Enem.

Todavia, a expectativa é de que o resultado do Enem 2022 esteja disponível somente a partir de janeiro de 2023, em data ainda indefinida. O estudante deve ficar atento ao meio de publicação, restrito apenas ao endereço oficial do exame nacional.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade