Existem 4 tipos mais comuns de estudantes; descubra o seu perfil

Se você está se preparando para estudar para as provas de um concurso, conheça os quatro tipos mais comuns de estudantes.

Quando o assunto é aprender, nem todas as pessoas conseguem fazer isso da mesma maneira, certo? Afinal, cada um se identifica com uma metodologia específica para assimilar um determinado conteúdo. Por isso, vamos te mostrar os quatro tipos e perfis mais comuns de estudantes.

Vamos nos basear a teoria VARK, que é bastante usada em estudos científicos da área da neurociência. Continue a leitura até o final, descubra qual é o seu perfil de aprendizagem e aumente as chances de passar nas provas do certame. Bora lá conferir.

O que é o método VARK?

A sigla VARK é um acrônimo do idioma inglês que faz uma definição interessante sobre as quatro formas de aprendizagem. Visual (Visual), Auditiva (Auditory), Leitura/Escrita (Read/write), Cinestésica (Kinesthetic).

Essa importante teoria foi desenvolvida pelo renomado professor Neil Fleming, que sugere que a aprendizagem sempre acontece por meio das quatro habilidades que a maioria dos seres humanos possui: visual, auditiva, leitura e escrita e cinestésica.

Esse termo (VARK) faz menção a todos os fatores que têm relação direta com as preferências de um indivíduo na hora de aprender algo. Então, chegou a hora de conhecer um pouco mais os quatro perfis mais comuns de estudantes.

Perfis de estudantes

perfil de estudante
Foto: Reprodução / Pixabay

1) Visual

Se você é daqueles concurseiros que aprendem melhor através dos mais variados estímulos visuais ou conseguem se recordar das informações vendo algo, o seu perfil é visual, segundo a teoria VARK. Ou seja, um aprendiz visual prefere lidar com um conteúdo que esteja representado por uma maneira que seja visualmente atraente.

Concurseiros que são mais “visuais” têm mais facilidade para aprender através de imagens, gráficos, tabelas, mapas, animações, vídeos, experimentos, mapas mentais, flashcards e diagramas. O perfil de aprendizagem visual consegue assimilar, mais facilmente, as informações através de estímulos imagéticos.

Se você é um estudante “visual”, as técnicas de estudo mais recomendadas são: vídeos, cartões de memória, fluxogramas ou mapas mentais, destacar as partes mais importantes nos textos e informações em destaque (com o uso de cores).

2) Sonoro

Esse também é um dos tipos mais comuns de estudantes, quando fazemos menção à forma de aprender. Como o próprio nome sugere, os concurseiros que são mais “auditivos” aprendem melhor por meio de estímulos sonoros. Eles não se dão bem com a escrita e preferem somente escutar.

Os candidatos com esse perfil de aprendizagem preferem estudar para o concurso ouvindo debates em geral, podcasts sobre as aulas ou gravações sobre algum conteúdo e até mesmo lendo as informações em voz alta para si mesmo. A assimilação, nesse caso, é bem mais efetiva.

Se você é um concurseiro “sonoro”, deve investir em técnicas de estudos que tenham relação com a sua audição. Ou seja, palestras, seminários, gravação de aulas e a participação de discussões em geral são perfeitas para aprender com mais facilidade, segundo a teoria VARK.

3) Escrita e leitura

Esse também é um dos tipos mais comuns de estudantes, quando nos referimos à aprendizagem. O concurseiro que tem facilidade de aprender algo por meio da leitura e da escrita, segundo a teoria VARK, lida melhor com textos impressos e ama escrever.

Se você é daqueles que não abre mão do bom e velho resumo, sabe se expressar melhor escrevendo, faz questão de anotar tudo em sala de aula, é um leitor ávido e adora fazer anotações diversas, certamente o seu perfil de aprendizagem é através da escrita e leitura.

O concurseiro que é adepto dessa metodologia deve desenvolver ainda mais o hábito da leitura e treinar bastante a sua escrita, já que o seu aprendizado efetivo depende dessas duas variáveis. Por isso, investir em ambas pode fazer toda a diferença na sua aprovação.

4) Tipos mais comuns de estudantes: cinestésico

Se você é daqueles concurseiros que gosta de se movimentar, que gesticula bastante, que é inquieto (sem ser hiperativo), que não fica preso somente à teoria, que tem atitude, gosta de partir para a ação e que faz questão de vivenciar o conhecimento, o seu perfil de aprendizagem é cinestésico.

Pessoas com esse estilo literalmente preferem colocar a mão na massa no dia a dia. Ou seja, gostam de aprender com a prática, já que isso deixa mais fácil todo o processo de assimilação das informações para elas.

Quem tem o perfil cinestésico, segundo a teoria VARK, precisa investir em técnicas de aprendizagem como apresentações, encenações, experiências laboratoriais ou qualquer outro estímulo prático. Até fazendo atividades físicas, os concurseiros cinestésicos conseguem aprender melhor. Cada um com seu estilo, não é?

Leia também

você pode gostar também

Por que as novas gerações mudam muito de emprego? Veja 5 razões

Se você sempre teve afinidade com a área de Recursos Humanos, conheça as cinco razões pelas quais as novas gerações mudam muito de emprego.

11 coisas que você PRECISA aprender antes de fazer 30 anos

Sempre sonhou com uma carreira de sucesso e quer ter mais felicidade em sua vida pessoal, concurseiro? Então, conheça 11 coisas que você precisa aprender antes de fazer 30 anos.

7 profissões que não são concorridas e pagam muito bem

Está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, mas não quer enfrentar muita concorrência? Conheça sete profissões que não são concorridas e pagam muito bem.

Acabe com os ratos: conheça os 5 ingredientes que espantam esses animais

Veja algumas alternativas ideais para espantar ratos de sua casa ou jardim, sem precisar usar produtos químicos.

Mitos e verdades: 10 curiosidades sobre o peixe betta

O peixe betta é uma escolha popular de quem tem animais de estimação devido às suas cores marcantes e fácil manutenção. Veja as principais curiosidades sobre ele.

Horóscopo: 3 signos que vão ter muita sorte no próximo mês

Abril está chegando e, para muitas pessoas, é um mês que traz uma sensação de renovação e esperança. Além disso, os astros revelam que três signos terão muita sorte neste mês.