Encceja 2022 será realizado neste fim de semana; confira o local de prova

Encceja 2022 tem aplicação das provas no dia 28 de agosto. A seguir, veja como conferir o seu local de prova.

A edição do Encceja de 2022 terá a aplicação das provas neste final de semana. Os locais de prova já foram divulgados e podem ser acessados. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova desenvolvida pelo Ministério da Educação para prover certificados de conclusão dos estudos para aqueles que não concluíram as etapas nas idades corretas.

continua depois da publicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, disponibilizou apostilas que podem ser acessadas no site do Governo Federal. O material está organizado conforme os conteúdos específicos exigidos na prova, permitindo maior preparação.

Encceja 2022: confira seu local de prova

prova encceja, encceja, inscrição encceja

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO

Leia também

A prova ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal, com aplicação nos municípios indicados no site do Governo Federal. Os portões das escolas serão abertos às 8h e fechado às 8h45 para as provas pela manhã para quem quer o diploma de ensino médio.

Pela tarde, serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para quem precisa do certificado de nível médio. O local das provas está disponível no cartão de confirmação da inscrição.

continua depois da publicidade

Conforme o Inep, todos os inscritos já podem verificar exatamente em qual lugar vão precisar comparecer para participar do exame:

  1. Primeiro, acesse o site oficial do Encceja;
  2. Depois, clique na primeira opção para fazer o login e entrar na Página do Participante do Encceja;
  3. Em seguida, procure pela opção do cartão de confirmação;
  4. Esse documento disponibiliza todos os detalhes, incluindo data, horário, bem como local de prova do Encceja.

No dia de aplicação da prova, os estudantes não devem esquecer de levar documento de identificação válido com foto, além de máscara de proteção, para prevenção à COVID-19, caneta esferográfica de tina preta e em material transparente.

continua depois da publicidade

Também é aconselhável que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição, pois apresenta dados que podem facilitar a situação do estudante no dia da prova.

Provas do Encceja 2022: quem vai participar?

Conforme as regras atuais para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2022, os interessados devem seguir as exigências:

  • Para conseguir o diploma de nível fundamental, o candidato precisa ter, ao menos, 15 anos e não ter concluído o nível fundamental;
  • Para ter direito ao diploma de nível médio, o candidato precisa ter, ao menos, 18 anos e não ter o diploma de nível médio.

Em resumo, a prova do Encceja será realizado em dois períodos, no mesmo dia, com avaliação nos turnos matutino e vespertino. Neste sentido, serão 120 questões de múltipla escolha divididas entre as principais áreas do conhecimento.

continua depois da publicidade

O que cai nas provas do Encceja?

Para certificação de Ensino Fundamental, são cobrados conteúdos sobre Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Em contrapartida, a prova do Ensino Médio inclui mais matérias nessa divisão, como Física e Química no campo de Ciências Naturais e Estudos Sociais dentro das Ciências Humanas.

Na área de conhecimento das Linguagens e Códigos, compreende Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física. Além disso, as duas provas do Encceja contam com redações dissertativas-argumentativas de até 30 linhas.

No geral, a idade mínima para participar do exame é de 15 anos para o certificado de nível fundamental e 18 anos para o diploma de ensino médio. Conforme as regras, as Secretarias Estaduais de Educação e os institutos federais de Ciência, Educação e Tecnologia são responsáveis pela organização no processamento das provas e por emitir os certificados.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade