Vença a procrastinação: ESTA técnica dos 5 minutos vai mudar sua vida

Se você é um concurseiro que vive procrastinando os estudos, a técnica dos cinco minutos vai acabar com este hábito.

A famosa procrastinação, que faz parte da vida de milhares de concurseiros, pode afetar negativamente a produtividade nos estudos paras as provas do certame. Mas a técnica dos cinco minutos pode acabar com esse prejudicial hábito em pouco tempo.

continua depois da publicidade

Continue a leitura que vamos te mostrar como funciona a técnica dos cinco minutos, como o concurseiro pode aplicá-la em sua rotina de estudos e suas vantagens.

O que é a técnica dos cinco minutos?

técnica dos 5 minutos

Foto: Reprodução / Pexels

Leia também

Para o concurseiro vencer a procrastinação, a técnica dos cinco minutos é perfeita. Ela exige que o estudante se mantenha concentrado em uma única tarefa por exatos cinco minutos. Depois, ele pode até desistir de continuar, caso queira.

Mas vale lembrar que, dentro desses cinco minutos, você precisa estar 100% focado no seu aprendizado, sem qualquer tipo de distração ou interferência alheia. Ou seja, concentre-se exclusivamente naquilo que você está fazendo.

continua depois da publicidade

Como aplicar a regra dos cinco minutos?

Pode incrível que pareça, essa regra é bastante simples de aplicar no dia a dia do concurseiro, principalmente se ele for um procrastinador de primeira, seja com os estudos ou até no trabalho.

Funciona da seguinte forma: na hora de começar a estudar, mesmo que bata aquela vontade de fazer outra coisa, use um cronômetro qualquer para marcar cinco minutos e comece a estudar com a máxima concentração, sem se distrair com nada.

Ou seja, durante esse tempo (cinco minutos), o concurseiro precisa estar focado em dar o melhor de si para cumprir a tarefa previamente estipulada. Depois que os cinco minutos acabarem, analise como foi a sua produtividade.

continua depois da publicidade

Mas porque esse método combate a procrastinação?

Você pode estar se perguntado por que a técnica dos cinco minutos é eficiente para vencer a procrastinação, certo? Os motivos são simples e vamos te mostrar quais são:

1) Cérebro mais estimulado

Sempre que temos resistência para começar uma determinada atividade e começamos assim mesmo, nem que seja por apenas cinco minutos, o nosso cérebro sente a necessidade de terminar aquilo que começamos.

Quer um bom exemplo? A leitura. Comece a ler um assunto interessante por cinco minutos. É bastante provável de você querer continuar a leitura mesmo depois desse tempo.

continua depois da publicidade

Esses cinco minutos servem como uma espécie de impulso para a nossa mente continuar se mantendo focada naquilo que estamos fazendo. Aí é adeus para a aquela clássica enrolação.

2) Mindset desafiado a vencer a procrastinação

O nosso mindset, que são características da nossa mente que determinam os comportamentos e pensamentos de cada pessoa, se sente desafiado a manter uma certa constância e deixar a técnica dos cinco minutos fazer parte da nossa vida.

O mais interessante é que com o passar dos dias, o cérebro do concurseiro cria um mindset que o fará cumprir todo o seu cronograma de estudos sem grandes dificuldades. Dessa forma, a procrastinação não vai fazer mais parte da sua rotina.

Mesmo que cinco minutos possam não representar muita coisa em 24 horas, eles podem fazer uma grande diferença no dia a dia do concurseiro, principalmente se eles forem usados com constância e foco.

3) O tempo pode ser aumentado aos poucos

O mais interessante é que você pode começar com apenas cinco minutos hoje e ir aumentando esse tempo aos poucos, já que a vontade de continuar executando a tarefa que foi definida pode ser imensa.

Mas caso o concurseiro não seja acometido pela vontade de continuar, sem problemas. O mais importante é que ele se dedicou um tempo valioso para o seu aprendizado e sabe que aprimorou os seus conhecimentos, pelo menos um pouco.

4) É como um trailer de um filme

Na verdade, a técnica dos cinco minutos funciona como um trailer de um filme. Ou seja, trata-se de uma prévia que gera um alto nível de curiosidade que nos faz querer ir até o cinema para assistir o filme todo, mesmo que ele tenha duas horas ou mais de duração.

Mas toda essa vontade pode ser despertada com apenas dois ou três minutos assistindo ao trailer, entende? Seguindo essa mesma linha de raciocínio, a regra dos cinco minutos acaba “convencendo” o seu cérebro de que aquela determinada tarefa será interessante e que você deve continuar.

Quando o concurseiro procrastinador quebra essa barreira e coloca a mão na massa de fato, aquela desagradável sensação de que os estudos é algo entediante acaba sumindo aos poucos. Isso acontece porque a parte mais desafiadora para quem vive procrastinando é começar.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade