Com estas 3 técnicas, você conseguirá melhorar a sua memória

Conheça três técnicas para melhorar sua memória que você deve colocar em prática para aumentar as chances de aprovação no concurso.

As temidas provas do certame estão chegando e você procura uma forma prática de aprender tudo aquilo que precisa, o mais rápido possível? Relaxa, concurseiro. Vamos te apresentar três excelentes técnicas para melhorar a sua memória e que podem turbinar o seu aprendizado em pouco tempo. Leia esse post até o final com bastante atenção, se quiser aumentar as suas chances de ser aprovado.

Conheça 3 técnicas de memorização que ajudam nos estudos

1) Visualização

Essa é uma das principais técnicas para melhorar a sua memória. Sempre que você precisar se lembrar de algo importante, procure enxergar aquilo em sua mente. O simples ato de visualizar mentalmente cria novas conexões cerebrais entre aquilo que você deseja se lembrar e o que está visualizando no momento. É uma estratégia e tanto para memorizar.

Vamos a um exemplo prático. Suponha que você foi ao shopping e estacionou o seu carro na vaga 5C de um gigantesco estacionamento. Em meio a tantos carros (muitos do mesmo modelo e cor), como é possível se lembrar depois de tantas compras ou daquele lindo filme que você acabou de assistir? A dica é criar uma imagem incomum para fazer essa conexão e não se esquecer mais.

Como o seu carro está parado na vaga 5C, que tal imaginar que existem cinco cachorros esperando por você naquele lugar? O número cinco, claro, serve para te lembrar do número da vaga correspondente. Já os cachorros vão te remeter à letra C.

O objetivo é fazer com o que concurseiro tenha uma referência mais visual e concreta, já que é bem mais eficiente do que memorizar uma sequência de palavras ou letras.

2) Técnicas para melhorar sua memória: Associação

Fazer pequenas associações entre aquilo que você precisa se lembrar, também faz parte das técnicas para melhorar a sua memória.

Estabelecer conexões mentais permite que o concurseiro se recorde de mais de um item que, muitas vezes, precisa obedecer a uma ordem determinada. Quando fazemos associações simples, conseguimos nos lembrar com mais facilidade de um assunto importante.

Essa técnica é bem simples. Suponha que você precisa comprar pão, ovos, queijo, presunto, suco, leite e bolo no supermercado. Basta tentar fazer uma conexão entre esses produtos em sua memória. Por exemplo, pense em você saboreando um delicioso sanduíche na hora do jantar, comendo bolo e tomando uma xícara de café com leite no desjejum do dia seguinte.

Para se lembrar de fórmulas matemáticas ou sequências de números, é possível associar com algo que faça sentido para você. O número 2794, por exemplo, pode ser “fatiado” da seguinte forma: “27 é a idade do meu irmão” e “94 é a idade da minha avó”. Fica bem mais fácil memorizar dessa forma, entende?

3) Transformar listas em frases

Essa também é outra das técnicas para melhorar a sua memória que costumam funcionar bastante. Consiste em pegar uma frase curiosa e, ao mesmo tempo, absurda, que pode ser útil para auxiliar o concurseiro a memorizar a ordem certa de uma sequência de nomes ou conceitos.

A primeira letra de cada palavra da frase (que foi criada) precisa corresponder ao nome daquilo que você precisa se lembrar.

Por exemplo, suponha que você precisa memorizar a ordem correta dos planetas do sistema solar. A frase: “Minha vó tem muitas joias, só usa à noite” poderia facilmente te ajudar a lembrar de Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urânio e Netuno.

O mais interessante é que, quanto mais estranha for a frase criada por você, mais fácil o seu cérebro vai se lembrar dela.

Isso acontece porque a sua mente faz uma conexão entre a primeira letra de cada palavra da frase com a palavra que, de fato, precisa ser lembrada na hora da prova. Por isso, você não precisa criar uma frase que faça sentido, contanto que você mantenha o foco nas primeiras letras de cada palavra, está de bom tamanho.

Mas tenha bom senso e crie uma frase que tenha palavras fáceis de serem lembradas, fechado?

E aí, concurseiro, o que achou das três técnicas para melhorar a sua memória? Colocando todas elas em prática na hora de memorizar conceitos, fórmulas e informações importantes, as suas chances de arrasar nas provas do certame serão imensas. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.