5 técnicas indispensáveis para aprender mais e virar um gênio

Conheça cinco técnicas indispensáveis para aprender mais e arrasar nas provas do concurso público.

Se você é daqueles que acreditam que passar horas a fio debruçado em cima de livros e apostilas fará com que consiga aprender o conteúdo necessário, está completamente enganado. Esse artigo vai te mostrar cinco técnicas para aprender mais que vão dobrar as suas chances de aprovação em qualquer certame. Bora lá dar aquela conferida?

Leia também

Veja técnicas para aprender mais e se tornar um gênio

1) Estude no horário em que é mais produtivo

É bem provável que exista um determinado horário do dia que você se sente mais bem-disposto mentalmente. E é exatamente nesse momento que você deve se dedicar aos estudos, já que a sua concentração e energia estão no ápice. Por isso, identifique qual é esse horário e direcione os seus esforços para aprender ainda mais.

Não importa se é logo nas primeiras horas da manhã, no calor da tarde, na escuridão da noite ou no silêncio da madrugada. O fundamental é que você estude (com empenho e foco) em um horário em que acredita que o seu desempenho intelectual é maior. Pode acreditar, faz uma enorme diferença em seu aprendizado.

2) Revise o conteúdo

Essa é uma das técnicas para aprender mais que é ignorada por muitos concurseiros. Fazer uma boa revisão em todo conteúdo aprendido é fundamental para fixar as informações em sua mente e evitar a temida “curva do esquecimento”, que acontece quando o estudante não revisa o conteúdo aprendido dentro das 24 horas seguintes.

Acabou de estudar um assunto? Faça uma boa revisão de tudo o que foi aprendido (no máximo, no dia seguinte). Dessa forma, você se lembrará com mais facilidade na hora das provas do concurso.

A revisão está longe de ser uma perda de tempo, pelo contrário, é através dela que o seu aprendizado será muito mais efetivo.

3) Faça anotações à mão

Mais uma das técnicas para aprender mais e virar um gênio. Mesmo que essa dica possa parecer um tanto arcaica, ela pode ser de grande valia na hora de aprender.

Para reforçar ainda mais o conteúdo em sua mente, pegue um caderno e anote as partes mais importantes de cada assunto. Pode ser em tópicos, texto corrido, esquemas ou desenhos. O mais importante é que você escreva.

Quando o concurseiro faz isso, ele deixa a sua mente muito mais receptiva para aprender coisas novas. Em outras palavras, o cérebro entende que ele precisa gravar o que está sendo escrito.

Mas lembre-se de anotar de forma que você entenda tudo posteriormente, como na hora de revisão, por exemplo. Não vale fazer anotações com pressa e de qualquer jeito, fechado?

4) Ensine para um amigo

Outra das técnicas para aprender mais que também funcionam bastante. Assim que terminar de estudar um determinado assunto que está sendo cobrado pelo edital, chame um amigo ou até um parente mais próximo e explique para a pessoa o que acabou de aprender.

Faça isso sem “colar”, usando as suas próprias palavras e prestando atenção se a sua explicação está passível de entendimento.

No final, pergunte se o seu ouvinte entendeu tudo de forma clara. Se a resposta for negativa, estude mais um pouco e repita o processo quantas vezes forem necessárias.

Esse método deixa a nossa mente mais receptiva para gravar aquilo que precisa. Por isso, quanto mais você frisar o conteúdo, sempre falando em voz alta, mais chances tem de aprender. Lembre-se de que a prática leva à perfeição.

5) Simulados são excelentes opções

Você sabia que as técnicas para aprender mais, que são altamente eficientes, combinam métodos ativos com passivos? Por isso, você precisa colocar em prática aquilo que aprendeu, ou seja, testar como estão os seus conhecimentos.

A taxa de retenção das informações recém-aprendidas é de cerca de 75% quando o concurseiro alterna entre teoria e prática. Por isso, deixe a preguiça de lado e invista na resolução de exercícios.

Os simulados de concursos anteriores são ótimas alternativas para turbinar o seu aprendizado e aumentar as suas chances de aprovação. Quanto mais você treinar, melhor.

Assim que acabar de estudar um assunto, faça o máximo de exercícios sobre ele. Errou mais do que acertou? É um indicativo de como está o seu nível de conhecimento, que precisa ser mais lapidado.

O fato é que você não deve deixar de colocar em prática as cinco técnicas para aprender mais, se quiser ter mais chances de passar nas provas do concurso. Não é impossível, acredite. Só depende de você.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.