Veja 5 concursos previstos que somam mais de 6 mil vagas

Entre vários editais previstos, o Concursos no Brasil listou 5 concursos que podem ser lançados ainda em 2022, com vagas a nível nacional.

Quem está se preparando para concurso pode se animar, porque existem vários editais prestes a sair com oportunidades a nível federal. Esse é o momento de intensificar os estudos para conseguir a aprovação. Entre as várias possibilidades, há 5 concursos públicos previstos que somam 6.503 vagas.

continua depois da publicidade

Confira na matéria abaixo os órgãos que solicitaram abertura de edital e estão realizando os trâmites para iniciar suas seleções.

Concurso IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou um pedido ao Ministério da Economia para a abertura de 2.503 vagas efetivas. A solicitação aconteceu em abril de 2022, mas a pasta ainda não se manifestou sobre o assunto. A previsão é de que sejam ofertados os seguintes cargos de níveis superior e médio:

Leia também
  • Analistas de Planejamento, Gestão, Infraestrutura e Tecnologistas em Informações Geográficas e Estatística;
  • Pesquisadores em Informações Geográficas e Estatística;
  • Técnicos em Informações Geográficas e Estatística.

Concurso INSS

O Ministério da Economia deu o aval para a abertura de 1.000 vagas em concurso do Instituto Nacional do Seguro Social. Todas as oportunidades devem ser para o cargo de Técnico do Seguro Social, que exige nível médio. De acordo com a autorização, o órgão tem seis meses para lançar o edital.

continua depois da publicidade

Concurso Receita Federal

No mesmo dia que o concurso INSS foi autorizado, o Ministério da Economia deu parecer favorável para a Receita Federal abrir seleção com 699 vagas efetivas. A previsão é de que todas as ofertas sejam para profissionais de nível superior nos cargos de:

  • Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil;
  • Analista Tributário da Receita Federal do Brasil.

Concurso Polícia Federal

A Polícia Federal está aguardando a liberação de um novo concurso, com 557 vagas. Dessas 404 devem ser para nível médio, no cargo de Agente Administrativo. As outras 153 serão divididas entre profissionais de nível superior de várias áreas. A solicitação foi feita em 2021 e a expectativa é de que o edital saia em 2022.

continua depois da publicidade

Concurso MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também está aguardando autorização para abertura de concurso público. A pasta solicitou 1.744 novas vagas para níveis médio e superior. É possível que sejam ofertadas oportunidades para:

  • Carreira de Ciência e Tecnologia – CIT do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet);
  • Cargos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE);
  • Carreira de Auditor Fiscal Agropecuário – AFFA e Plano de Carreira dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de Fiscalização Federal Agropecuária – PCTAF; e
  • Profissionais da área de Tecnologia da Informação – TI.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade