Estes 5 hábitos de estudo fazem muita diferença para o resultado final

Conheça cinco saudáveis hábitos de estudo que podem fazer a diferença e deixar a sua aprovação no concurso mais perto.

Mesmo que você seja um concurseiro experiente, é sempre possível criar novos hábitos de estudo que podem aumentar as suas chances de passar nas provas do certame. Por isso, selecionamos cinco ótimos hábitos de estudo fazem muita diferença para o resultado final. Ficou curioso para conhecer quais são eles? Basta continuar a leitura.

continua depois da publicidade

Veja nossas dicas de bons hábitos de estudo

1) Revise todo o conteúdo aprendido

Esse é um dos principais hábitos de estudo que deveriam ser adotados por todos os concurseiros. Assim que acabar de aprender um determinado assunto cobrado pelo edital, revise-o dentro das 24 horas seguintes.

Leia também

Isso é importantíssimo para se evitar a temida “curva do esquecimento”, que acontece quando a revisão não é feita dentro desse período. Tenha em mente que é por meio da revisão que o seu cérebro consolida melhor as informações recém-aprendidas, reduzindo significativamente as chances de esquecê-las.

É claro que a maneira como você revisa os assuntos é algo individual e deve ser respeitado. O que queremos enfatizar é que uma boa revisão do conteúdo aprendido é necessária, para evitar aquele branco que costuma aparecer na hora das provas. Sendo assim, é essencial reservar um tempinho para a revisão.

continua depois da publicidade

2) Tenha planejamento

A data das provas do certame está chegando e você está completamente perdido em meio a tanto assunto que ainda falta estudar? Um bom planejamento pode te ajudar, concurseiro. Por isso, recomendamos que você estabeleça uma saudável rotina diária de estudos e mantenha a disciplina e o foco sempre em alta.

Por meio de um planejamento prévio, é possível aproveitar melhor o seu tempo, reduzindo as chances de desperdiçá-lo com aquilo que não agrega valor aos seus conhecimentos.

continua depois da publicidade

Por isso, estipule um horário para começar e terminar os estudos (além de fazer pausas regulares) e selecione as matérias que serão estudadas em cada dia da semana, para você não se concentrar em apenas em uma disciplina. Mas lembre-se: planejamento e comprometimento andam de mãos dadas, fechado?

3) Uma coisa de cada vez, concurseiro

Se concentrar em uma tarefa por vez é outro dos hábitos de estudo que devem ser adotados por todo candidato que deseja ser aprovado. Tenha em mente que é impossível estudar dois assuntos distintos ao mesmo tempo, já que o seu cérebro não vai conseguir assimilar as informações com a máxima eficiência, se fizer isso.

O ideal é não deixar acumular assuntos ou deixar tudo pela metade, pois isso só vai gerar ainda mais ansiedade e estresse. Não importa a quantidade de conteúdo que você precisa estudar: faça uma coisa de cada vez.

continua depois da publicidade

Dessa forma, o seu aprendizado é mais efetivo e você consegue manter um melhor rendimento nos estudos. Acabou de estudar uma determinada disciplina? Passe para a seguinte. O que não vale é estudar, por exemplo, Direito Administrativo e Matemática ao mesmo tempo. Você pode pirar, literalmente.

4) Teste os seus conhecimentos

Mais um dos hábitos de estudo que podem aumentar as suas chances de ser aprovado no concurso público. A melhor forma de saber como está o seu nível de conhecimento para encarar as provas de um certame é testá-lo, certo? Dessa maneira, não deixe de fazer isso.

Uma boa dica é fazer os simulados de concursos anteriores, mas sem consultar as respostas. Quanto mais exercícios você fizer, maiores serão as chances de ficar craque nas disciplinas cobradas pelo edital. Faça perguntas para si mesmo e observe se consegue responder sem “colar”.

Outra maneira de testar se aprendeu efetivamente é explicar, com suas próprias palavras, o conteúdo estudado para um amigo ou parente. No final da sua “aula particular” pergunte se o seu ouvinte entendeu tudo. Se a resposta for negativa, estude mais um pouco e repita o procedimento. Quanto você mais praticar, melhor.

5) Livre-se das distrações

Deixamos esse, que é um dos hábitos de estudo mais importantes, por último de propósito. De nada adianta o concurseiro seguir as nossas dicas acima, se ele não se livrar das distrações que possam atrapalhar o seu aprendizado.

Quando estiver estudando, evite aquilo que possa tirar a sua atenção dos assuntos. Mantenha o seu ambiente de estudo bem-arrumado, limpo, silencioso (ou com uma música agradável, se preferir), desligue o celular, não deixe a TV ligada e mantenha 100% do seu foco nas matérias.

Lembre-se de que o tempo é o seu principal aliado, por isso, não o desperdice com coisas que não agregam valor aos seus conhecimentos. Se concentrar pode ser simples, desde que as distrações (principalmente as digitais) não atrapalhem.

Agora é adotar os hábitos de estudo citados nesse artigo e boa sorte nas provas do concurso.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade