5 técnicas de leitura que vão transformar a sua vida de concurseiro

Conheça cinco técnicas de leitura para concurseiro que podem turbinar o seu aprendizado e garantir a sua aprovação.

Se você acabou de fazer a inscrição para disputar um concurso público e vai começar a estudar para as provas, não deixe de ler esse artigo até o final. Vamos te mostrar cinco técnicas de leitura para concurseiro que podem deixar a sua aprovação mais perto do que você imagina. Confere aí.

Leia também

Mas o que são técnicas de leitura?

Podemos dizer que é uma metodologia bastante prática que auxilia o leitor a ler mais rápido e, ao mesmo tempo, ter uma melhor compreensão do assunto que foi lido.

Na verdade, as técnicas de leitura posicionam o leitor de uma forma ativa perante qualquer tipo de texto, seja ele de caráter lúdico ou didático. A seguir, conheça as principais.

1- Técnica de scanning

Essa é uma das técnicas de leitura para concurseiro que podem ser bastante úteis para aprender mais rápido. O método scanning (“escanear”, “fazer uma varredura”, em tradução livre do inglês) faz uma leitura dinâmica (mais veloz) em todo o conteúdo. O objetivo é passar um “pente fino” para identificar informações específicas e que agregam qualquer tipo de conhecimento.

O scanning é um método de leitura feito por palavras-chave, com o foco somente no que tem relevância para a leitor. Apesar de ser uma leitura que facilita bastante a compreensão de um determinado conteúdo, o scanning deve ser usado somente em textos mais técnicos, em que não existe a necessidade de uma leitura completa.

2- Técnica do grupo de palavras

Nessa técnica de leitura, o concurseiro treina a sua mente para que ela reconheça um grupo de palavras. Em suma, é basicamente ler três ou quatro palavras de uma única vez e aumentar a quantidade aos poucos, sempre que for exercitando essa técnica. Pode levar semanas ou até meses para você ficar craque nela.

Mas é necessário treinar os seus olhos para aumentar o campo visual deles. Pode até parecer estranho no início, mas com o tempo você se acostuma a ler sempre grupo de palavras (já que o seu cérebro foi treinado para isso), o que deixa a sua leitura mais rápida e, sobretudo, compreensível.

3- Regra das 50 páginas

Mais uma das técnicas de leitura para concurseiro que não podem ser negligenciadas. Funciona da seguinte forma: você pega um livro e lê (do jeito que achar melhor) até a página 50, então, decide se quer continuar ou não. Mesmo que seja indicada para leituras de entretenimento, essa técnica também pode ser usada para livros didáticos de literatura, por exemplo.

O objetivo dessa metodologia é fazer você testar a leitura, perceber como está a sua compreensão da linguagem ou se a sua curiosidade foi aguçada em algum momento, para somente decidir se vai ou não continuar lendo. Mas ela só vai funcionar se você não for regido pelo velho tabu de abandonar livros. Caso contrário, esqueça.

4- Técnica de skimming

Essa é outra das técnicas de leitura para concurseiro que merecem destaque. O skimming (que significa “passar levemente sobre” em inglês) é utilizado para fazer uma rápida avaliação no texto que vai começar a ler, ou seja, é possível ter uma noção se o conteúdo vai agregar algum tipo conhecimento ou não.

Ou seja, você literalmente passa os olhos de forma breve sobre o texto a fim de identificar informações essenciais, como título, tópicos, imagens, autor e assunto em geral.

Essa técnica permite que você saiba se o que tem em mãos é, ou não, relevante para o seu estudo para as provas do concurso. O skimming é mais indicado para o concurseiro que precisa estudar sobre um determinado assunto.

5- Técnicas de leitura para concurseiro: savoring

O método de leitura savoring prevê que concurseiro faça pausas frequentes e estratégicas para uma melhor compreensão do que acabou de ler. Por exemplo, sempre que terminar cada capítulo de um livro ou determinado assunto, faça anotações à mão sobre tudo aquilo que entendeu ou, caso tenha dúvidas, consulte novamente o material antes de seguir em frente.

Essa técnica é uma maneira eficaz de estimular a sua mente e fazer uma conexão com o assunto que está sendo lido e, consequentemente, ficar mais atento à leitura. Além disso, a metodologia savoring (“saborear”, “desfrutar”, em inglês) permite que você mantenha um registro mental de tudo aquilo que leu, já que possibilita que as informações fiquem retidas na memória por mais tempo.

E aí, qual das técnicas de leitura para concurseiro citadas aqui que você mais se identificou? Todas elas, apesar de serem diferentes, têm um único objetivo: aperfeiçoar o seu aprendizado sobre o assunto que estiver lendo. Agora é manter o foco nos estudos e boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.