19 alimentos que ajudam a “ativar” a memória e o foco para os estudos

Toda pessoa que deseja ser aprovada em um concurso público precisa ter uma boa memória e conseguir manter o foco nos estudos.

Faltam poucos meses para as provas do concurso público e você está procurando uma forma de turbinar a sua memória e manter o foco nos estudos? Vamos te mostrar 19 alimentos que ajudam a ativar a memória e o foco na hora de estudar, além de dicas extras sobre esse assunto. Inclua-os em sua dieta e desfrute dos benefícios.

Mas por que uma alimentação equilibrada é importante?

Se você está encarando uma tensa maratona de estudos para as provas de um concurso público, a sua memória precisa estar funcionando a todo vapor, certo? Mas para que ela não te deixe na mão na hora H, a alimentação tem um papel fundamental.

Pesquisas recentes comprovam que algumas frutas, peixes e bebidas exercem uma benéfica função em nosso cérebro. Além disso, se você os incluir em seu cardápio diário, vai evitar aqueles picos de esquecimento, que são bastante comuns no dia a dia.

Afinal, toda pessoa que deseja ser aprovada em um concurso público precisa ter uma boa memória e conseguir manter o foco nos estudos. Dessa forma, pode ser interessante incluir em sua alimentação:

  1. Cacau em pó;
  2. Chocolate amargo;
  3. Mirtilo;
  4. Ovos;
  5. Brócolis;
  6. Tilápia;
  7. Sardinha;
  8. Salmão;
  9. Suco de uva natural;
  10. Café;
  11. Abacate;
  12. Nozes;
  13. Castanha do Pará;
  14. Azeite de oliva
  15. Banana;
  16. Legumes de cores alaranjadas;
  17. Leite;
  18. Gérmen de trigo;
  19. Tomate.

Se você consumir todos os alimentos para ativar a memória e o foco que citamos acima, vai notar uma considerável diferença em seu aprendizado e concentração.

Dicas extras além dos alimentos para ativar a memória e o foco

É claro que uma alimentação equilibrada é crucial para deixar a sua memória intacta na hora de estudar para as provas do concurso. Mas existem outras atitudes que também podem ajudar a manter a sua concentração e o desempenho durante a fase de preparação. Conheça outras dicas relevantes e não deixe de colocá-las em prática:

  • Pratique atividades aeróbicas todos os dias, já que o sedentarismo faz mal para a sua saúde física e mental. O nosso corpo não gosta de ficar parado;
  • Procure ter um sono reparador todas as noites. Vá para a cama e levante-se sempre nos mesmos horários. Crie uma rotina saudável para a sua mente. O sono é fundamental para a turbinar a memória;
  • Faça meditação ou invista em outra técnica que promova o relaxamento da sua mente;
  • Tenha um hobby que lhe traga prazer e não tenha nenhuma relação com os estudos ou trabalho;
  • Mantenha sempre o pensamento positivo enquanto estiver estudando. O negativismo em nada vai ajudar e atrapalha bastante o seu aprendizado.

Os alimentos que ajudam a ativar a memória são importantíssimos para o concurseiro, mas adotar um estilo de vida saudável, e se manter sempre otimista em relação a sua aprovação, também pode ajudar bastante.

Vale lembrar, no entanto, que esta matéria tem caráter meramente informativo. Por isso, não serve como recomendação de consumo de nenhum produto aqui mencionado. Dietas e outros detalhes técnicos devem ser consultados diretamente com um profissional de saúde.

Leia também

você pode gostar também