Gabarito Encceja 2023 deve ser liberado nesta sexta-feira; veja como consultar

Candidatos poderão consultar o gabarito Encceja 2023 em breve pela Internet. Já os resultados oficiais devem ser divulgados apenas em dezembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), ainda não informou a data para divulgação dos resultados. No entanto, é possível que os gabaritos do Encceja 2023 sejam liberados para consulta ainda esta semana, na sexta-feira (08/09).

continua depois da publicidade

Calculando uma média de 10 dias úteis após as avaliações, que foram aplicadas no dia 27 de agosto, as respostas devem sair entre os dias 08 e 11 de setembro. A partir disso, os participantes poderão verificar quantos acertos fizeram e ter uma ideia se foram ou não aprovados.

Gabarito Encceja 2023: como consultar?

Conforme o costume anual, o Inep deverá liberar os gabaritos de acordo com os diferentes tipos de prova. Ou seja, os documentos com as respostas oficiais devem estar especificados conforme o nível (médio ou fundamental) e a cor do caderno de aplicação. Desse modo, os candidatos não correm risco de errar na hora da conferência.

Leia também

Para consultar o gabarito Encceja 2023 basta seguir os passos abaixo:

continua depois da publicidade
  1. Entre no portal do governo;
  2. Selecione o ano de 2023 (quando aparecer a opção);
  3. Encontre na lista o seu tipo de prova;
  4. Clique sobre o link para abrir ou baixar o arquivo;
  5. Confira no seu caderno se acertou ou não as respostas.

Qual é a nota mínima?

Todos os candidatos, independentemente do nível, tiveram que responder 30 questões objetivas divididas em quatro áreas. Nessa etapa, é necessário obter pontuação mínima de 100 pontos em cada área. Ou seja, 400 pontos no total sem zerar nenhuma disciplina. Além disso, a aprovação no Encceja 2023 também considera a redação. Os participantes precisam atingir o mínimo de 5 pontos nessa parte.

Os resultados finais devem ser divulgados oficialmente no final do ano. Quem receber o certificado poderá pegar o diploma de nível junto à entidade de Educação indicada no ato da inscrição. Mas aqueles que receberem uma declaração parcial de proficiência precisam aguardar o Encceja do ano seguinte para refazer as disciplinas nas quais obteve nota baixa.

continua depois da publicidade

Encceja 2023 terá reaplicação de prova em outubro

No próximo mês, as pessoas que não puderam comparecer na prova do dia 27 de agosto e solicitaram reaplicação ainda terão a sorte de participar do exame. Essa segunda chance é dada para quem se encaixa em uma das duas situações:

  • Teve problemas de logística no dia da avaliação original;
  • Apresentou sintomas de doenças infectocontagiosas, como COVID-19, por exemplo.

Para essas pessoas, a prova do Encceja 2023 será reaplicada nos dias 17 e 18 de outubro. Nessas mesmas datas, os inscritos como Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) também participarão do exame. As disciplinas abordadas serão as mesmas da avaliação original:

Nível fundamental:

continua depois da publicidade
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Nível médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como usar meu diploma do Encceja 2023?

Antes de mais nada, é preciso pontuar que o Inep emite apenas o certificado de aprovação. Com esse documento, os candidatos devem ir à Secretaria de Educação ou Instituição de Ensino que indicaram na inscrição para solicitar o diploma de conclusão de nível.

Aqueles que foram aprovados em nível fundamental poderão prosseguir com seus estudos, fazendo matrícula para iniciar o curso do ensino médio. Já quem conseguiu concluir o nível médio pelo Encceja 2023 poderá se inscrever em vestibulares para entrar numa universidade ou faculdade.

Esse documento também serve para aplicação no SiSU, ProUni e Fies. Além disso, a conclusão das etapas escolares pode ser adicionada ao seu currículo profissional, abrindo novas oportunidades de emprego.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade